Tarifa bi-horária traz poupança na factura da electricidade

As famílias portuguesas que optarem por aderir às tarifas bi-horárias poderão poupar cerca de 7% na sua conta anual de electricidade, mesmo com o aumento dos tarifários de consumo.

Tarifa bi-horária traz poupança na factura da electricidade
A tarifa bi-horária pode ser uma boa opção

A adesão ao contador bi-horário pode significar uma poupança efectiva na factura de energia eléctrica dos portugueses, permitindo ganhos indirectos.

 

A associação ambientalista Quercus analisou as alterações do tarifário de energia eléctrica para 2010, em comparação com o ano passado, e concluiu que as famílias portuguesas podem poupar entre 35 a 38 Euros.

 

A associação simulou o valor da factura de electricidade para as potências 6,9 kVA e 3,45 kVA (comum no sector doméstico) e considerou um consumo anual de 3333 kWh/ano (consumo médio das 225 famílias participantes do projecto EcoFamílias em 2007[1]), e chegou à conclusão que a mudar para bi-horário pode tornar electricidade mais barata.

 

FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança actualizada ao minuto.

Poupança de 7% com a tarifa bi-horária

Com esta simulação, e tendo em conta a potência contratada mais frequente, o valor da factura de electricidade pode variar entre um aumento de 4,2 por cento e uma poupança de 7 por cento. Os ambientalistas explicam que , embora os tarifários de consumo de electricidade (preço por kWh) tenham subido, a mudança do tarifário da potência contratada beneficiou as famílias que têm contador bi-horário e permitir-lhes-á poupar anualmente.

 

Conselhos úteis: