Publicidade:

Tudo o que precisa saber sobre taxas de câmbio

As taxas de câmbio são um assunto importante para quem vai viajar para fora da Zona Euro ou vai receber mercadorias que necessitam de passar na alfândega.

Tudo o que precisa saber sobre taxas de câmbio
Principais taxas de câmbio e como escolher

As taxas de câmbio definem-se pelo valor que uma determinada moeda representa comparativamente com outra (preço da troca de uma moeda por outra), ou seja, que quantidade de uma moeda se obtém em troca de uma outra moeda (em unidades monetárias).

Assim, as taxas de câmbio são uma informação valiosa para quem vai viajar para fora da Zona Euro, seja em lazer ou negócios, para a compra de divisas (custos da troca de moedas/euros pela divisa do país de destino), e para o desalfandegar, pois é um dos elementos necessários para determinação do valor aduaneiro.

A compra de moedas (mercado cambial) pode ser efetuada em bancos ou agências de câmbio e existem duas cotações nas taxas de câmbio: uma para a compra e outra para a venda.

Contudo, os bancos e agências de câmbio são livres para fixar as taxas de câmbio e comissões aplicadas, desde que os valores de venda e compra sejam devidamente publicitados. Saiba mais sobre as taxas de câmbios.

Taxas de câmbio: sistemas

Existem dois grandes grupos de câmbios:

Fixos

As autoridades monetárias nacionais decidem o preço da moeda, ou seja, optam por uma moeda de referência, definindo o valor da moeda nacional em função dessa moeda de referência.

Flutuantes

O valor da moeda nacional é determinado em função do mercado cambial, ou seja, o preço da moeda é determinado pela lei da oferta e da procura.

Conclui-se, deste modo, que as taxas de câmbio disponibilizadas diariamente pelo Banco de Portugal (BdP) são apenas referência definidas pelo Banco Central Europeu (BCE). Servem para ficar com uma ideia da cotação da moeda local em causa, podendo não ter correspondência com o valor calculado pelo banco ou agência de câmbio.

Onde encontrar taxas de câmbio

Além do conversor de moedas mundiais do BdP, pode consultar simuladores de taxas de câmbio de bancos ou de agências de câmbios. Alguns exemplos:

Bancos

Agências de câmbios

Como escolher?

De acordo com os especialistas, apesar das comissões e taxas de câmbio, a melhor opção para quem pretende comprar divisas de outro país, fora da Zona Euro, com euros, é fazê-lo em Portugal.

Em Portugal, geralmente as agências de câmbios cobram menores comissões do que os bancos. No entanto, para efetuar a troca de moeda deverá também ter em conta as taxas de câmbio adotadas e fazer a comparação. Outra das vantagens das agências de câmbio, especialmente nas principais divisas, é que o dinheiro é disponibilizado de imediato. Em contrapartida, estas não permitem a troca de fundos da conta bancária, ou seja, tem de levar dinheiro em numerário.

Veja também: