Teclados: com ou sem fios?

Já escolheu o seu teclado? Com ou sem fios? Sabe quais são as vantagens e as desvantagens de cada um? Nós sabemos!

Teclados: com ou sem fios?
Às vezes o teclado pode fazer toda a diferença!

Teclados: com ou sem fios? Sabe qual é o teclado indicado para si? Ou, por outras palavras, para aquilo que pretende fazer. Vamos explicar-lhe as vantagens e as desvantagens de cada um e ainda dizer-lhe quais as melhores utilizações que pode dar a cada tipo de teclado.
  Os teclados sem fios tem-se tornado cada vez mais populares entre os utilizadores de computadores e outros dispositivos, como tablets ou smart tvs. Não é difícil perceber que é bastante mais cómodo não ter fios a passear por cima ou mesmo por trás da secretária. Sem fios? Menos preocupações e melhor arrumação.

Para além disso, pode ligar o computador à televisão e sentar-se no sofá com um simples teclado no seu colo para trabalhar. O comprimento do cabo já não limita a distância a que se encontra do computador porque… não há cabo.

 

Os teclados sem fios só têm vantagens?

Não. Há vários senãos que podemos apontar. Em primeiro lugar, os teclados sem fios são, regra geral, alimentados por pilhas AA ou AAA removíveis. Ora, esta pode ser um grande entrave na hora de optar por um teclado deste tipo. Já se imaginou, por exemplo, a jogar um jogo e ficar sem teclado de repente? Que chato seria…

Em segundo lugar, se é daquelas pessoas que escreve muito rápido não vai gostar muito deste tipo de teclado porque há sempre o perigo de este lhe comer algumas letras. Para além disso, este tipo de teclados pode não durar tanto como os teclados com fios. Porquê? Porque uma vez que são portáteis, podem ser esquecidos em vários sítios menos convenientes e partilharem o espaço, por exemplo, com copos de água. Está a ver o que pode acontecer?

Por último, uma grande desvantagem é não ser por cabo. E porque é que isto pode ser um problema? Já lá vamos.

Os teclados com fios acompanham os computadores desde o início da era computacional. Não temos de recuar muito tempo para nos lembrarmos daquelas secretárias que pretendiam ocultar os teclados e os ratos debaixo da mesa. Estas secretárias davam um certo jeito na altura de esconder os cabos e arrumar estes periféricos.

 

Mas onde é que um teclado com fios pode superiorizar-se a um teclado sem fios?

Sabe porque é que a televisão deixou de ser por satélite e passou a ser por cabo? Porque o cabo garante velocidades maiores e uma transmissão mais fiável. Está a perceber onde queremos chegar com isto? Não há como não recomendar um teclado com fios para quem, por exemplo, pretende andar pelo mundo dos jogos de computador. Os tempos de resposta são maiores e a bateria não acaba.

Mas as desvantagens começam logo na quantidade de cabos que pode ver por cima da mesa e que podem causar grande confusão a quem gosta de ter um espaço de trabalho limpo. E se juntar esse cabo ao do monitor, do rato, dos headphones, dos… já são imensos cabos a ocupar espaço!

 

Qual escolher?

A nossa sugestão é que opte por um teclado com fios se costuma cingir-se apenas ao computador em cima da secretária. Ao contrário do melhor amigo rato, o teclado não costuma passear muito pela secretária. 
Mas se gosta de se sentar no sofá, ligar o computador à televisão ou mesmo ligar o teclado à televisão… opte pelos sem fios! É bem mais prático!


Veja também: