AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Entrevista de emprego: aprenda a usar a técnica STAR

A técnica STAR permite mostrar o seu desempenho anterior e a forma como lida com desafios e pode ajudá-lo a sair-se bem numa entrevista de emprego.

Entrevista de emprego: aprenda a usar a técnica STAR
Dê respostas sólidas e bem preparadas ao seu entrevistador

Está sempre nervoso antes de uma entrevista de emprego? Preparar-se é a solução. E, na hora de responder a questões sobre o seu desempenho profissional ou académico passado, o importante é não entrar em pânico, dar respostas desestruturadas e passar ao lado de detalhes fundamentais para mostrar que é a pessoa indicada para a posição a que se candidata.

Conhecer a técnica STAR pode ajudá-lo nestes momentos e tornar-se mesmo essencial para que uma entrevista de emprego corra pelo melhor. Quando se trata de avaliar as suas competências para uma função, é preciso saber demonstrá-las a partir de uma situação do passado, concreta, com exemplos de como agiu e quais os resultados.

A técnica STAR vai permitir que consiga dar respostas sólidas às perguntas colocadas pelo entrevistador, mostrando como lida com desafios no ambiente de trabalho e permitindo antever qual poderá ser o seu desempenho futuro.  

Segundo a empresa de recrutamento Michael Page International, mais de 50% dos candidatos que usam esta técnica durante uma entrevista são mais bem-sucedidos do que aqueles que não a usam.
 


Técnica STAR: Situação, Tarefa, Ação e Resultados

Usar esta técnica durante uma entrevista de emprego vai permitir-lhe desconstruir a sua resposta e estruturá-la numa ordem lógica e coerente. Mas afinal o que significa STAR?

Situação – Enquadrar o contexto da história; responder a questões como: o que aconteceu? Quando aconteceu? Onde trabalhava nessa altura?
Tarefa – Qual era o objetivo? O que era pedido?
Ação – O que é que fez para resolver a situação e superar a tarefa?
Resultados – Como é que tudo terminou? Qual foi o resultado das suas escolhas? O que aprendeu?
 


Como pôr em prática a técnica STAR?

Preparar-se para uma entrevista em que acredita que vai precisar de pôr em prática a técnica STAR começa por pensar naquilo que lhe poderá ser perguntado.

Faça uma lista das potenciais perguntas a que pode ter que responder de acordo com a posição a que se candidata, tendo em conta as competências que precisará de demonstrar e cenários em que acredita que demonstrou essas mesmas competências no passado.

Depois basta estruturar a sua resposta em torno da técnica STAR.
 


Exemplo Prático da Técnica STAR

Por exemplo, está a candidatar-se a um emprego que envolve atendimento ao cliente e perguntam-lhe como é que lidou com uma queixa de um cliente numa experiência anterior.

Situação – “Um cliente queixou-se de estar à espera, há mais de três semanas, de uma resposta da nossa equipa de vendas a uma pergunta sobre um produto que pretendia adquirir”.

Tarefa – “Tinha que perceber o que aconteceu de errado no processo e dar uma resposta o mais rápido possível ao cliente”.

Ação – “Pedi desculpa e tentei obter todos os detalhes para perceber o que se tinha passado. Encaminhei tudo para o meu superior que contactou o cliente no espaço de uma hora. Percebi que não foi dada resposta ao cliente porque o contacto telefónico e móvel não tinham ficado bem registados. E ainda oferecemos um desconto ao cliente na próxima encomenda".

Resultado – “O cliente voltou a fazer-nos encomendas e ainda deixou um comentário positivo à nossa atuação no nosso site e nas redes sociais”. 

Veja também: