AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Tecnologias do Futuro – os 10 empregos de amanhã

O conhecimento nunca evoluiu tão rápido como nos dias de hoje. Saiba como as tecnologias do futuro alimentam a evolução das profissões.

Tecnologias do Futuro – os 10 empregos de amanhã
Áreas profissionais de futuro

As tecnologias do futuro já têm um grande impacto na forma como se vive e trabalha. Há profissões que deixaram de existir, outras que se actualizaram. E amanhã, quais serão os sectores profissionais mais valorizados? Como pode projectar a sua carreira para que seja necessário à sociedade nos próximos anos? Descubra!


Áreas profissionais nas tecnologias do futuro


1. Smart Cities

A optimização da comunicação e da mobilidade nos centros urbanos será um tema premente no futuro. O excesso de tráfego e a escassez de tempo farão com que seja necessário usar uma multiplicidade de opções de transporte, e de alternar entre elas de forma rápida e sem perdas de informação.

O carro (em sistema “car sharing”, claro) estará ligado ao seu computador pessoal, à sua bicicleta, ao seu telemóvel e a toda a rede de transportes da cidade. Isto abrirá portas a profissionais da indústria dos transportes, do design, do desenvolvimento de aplicativos informáticos, e a todos aqueles que pensam soluções de segurança para as pessoas e empresas.



2. Cuidados de Saúde

Com uma população envelhecida, os profissionais deste sector estarão em alta demanda no futuro. As doenças do envelhecimento e a melhoria da qualidade de vida de quem delas padece serão áreas em expansão, com o suporte das tecnologias do futuro.



3. Uso de Drones para fins domésticos e de entretenimento

Há alguns anos atrás era impensável que os drones pudessem sair dos circuitos restritos das instituições de defesa nacional. A verdade é que hoje já existem profissionais a utilizá-los para realizar serviços de filmagem e fotografia inovadores, quer em eventos de pequena dimensão (como casamentos), quer na indústria cinematográfica, por exemplo. Tudo indica que, democratizado o acesso a estas teconologias de futuro, muitos profissionais possam aplicá-las a usos domésticos e de entretenimento, gerando novas áreas de trabalho.



4. Tecnologias da Informação

App developers, administradores de sistemas informáticos e programadores serão profissionais procurados no futuro. Destes, exigir-se-ão um forte sentido analítico e, simultaneamente, criatividade na resolução de problemas.



5. Segurança da Informação

De igual modo, à medida que as tecnologias do futuro fazem com que as pessoas e as instituições se vão ligando de forma cada vez mais próxima, personalizada e por vezes com prejuízo da privacidade, iremos necessitar de garantir a segurança das nossas informações. Os profissionais que analisem os riscos, corrijam os erros e contribuam para a troca segura de informações serão altamente valorizados.



6. Coaching de Produtividade

A forma de trabalhar alterou-se drasticamente, e nos próximos anos as pessoas deixarão de ter um emprego: passarão a ter trabalhos, projectos realizados para diferentes organizações. A forma como gere o seu tempo irá mudar, exigindo de si uma maior produtividade e orientação para os resultados. Assim, uma das actividades profissionais mais solicitadas será o coaching de produtividade.

O coach de produtividade é como um treinador de alto desempenho, que ajuda o coachee a definir objectivos, a gerir o tempo, as energias e os seus recursos pessoais e sociais para os atingir.



7. Gestão de Redes Sociais

Estão previstas enormes mudanças na forma como as pessoas e as marcas comunicam. As tecnologias do futuro trarão novas plataformas de interacção social que permitirão chegar aos clientes de forma cada vez mais personalizada. As vantagens de fazer uma gestão eficaz das redes sociais será tanta que as empresas valorizarão os colaboradores que gerem profissionalmente estas redes.



8. Energias Renováveis

À medida que fontes alternativas de energia (eólica, geotermal, energia do hidrogénio, entre outras) se democratizem, novos empregos serão criados. Mecânicos e gestores de plataformas de produção de energia, engenheiros e mesmo marketeers e comerciais habilitados a promover e vender estas formas alternativas serão necessários às empresas no futuro.



9. Direito Internacional

A globalização fará com que os profissionais especialistas em direito internacional sejam imprescindíveis quer em empresas privadas, quer nas instituições públicas. Naturalmente, deverá investir nos seus conhecimentos de línguas e estar preparado para viajar frequentemente!



10. Gestão de Desperdícios

Um dos grandes problemas que a Humanidade enfrentará nos próximos anos é a gestão de todo o lixo que é produzido. As tecnologias do futuro deverão contribuir para a destruição, o armazenamento ou o reaproveitamento dos desperdícios. Inclusive, espera-se que uma das profissões emergentes no futuro seja a de “designer de lixo”: alguém dedicado a desenhar soluções ecológicas, estéticas e eficientes de gestão dos desperdícios.
  Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: