AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 TED Talks Portugal que precisa de ver

Sem motivação para a vida profissional e pessoal? Inspire-se na nossa seleção de TED Talks Portugal.

5 TED Talks Portugal que precisa de ver
Ideias portuguesas que merecem ser partilhadas

As TED Talks são um série de encontros organizados em vários países de forma independente e dedicados aos mais diversos temas com os mais diversos oradores. Portugal não é exceção e, seja no âmbito profissional ou pessoal, a partilha de histórias e ideias pode ser bastante inspiradora. Conheça a nossa seleção das 5 mais populares TED Talks Portugal.  


5 TED Talks Portugal que merecem ser partilhadas


1. Sandra Fisher Martins - “O direito a compreender”



Documentos médicos, legais e financeiros deviam ser fáceis de ler, mas a barreira de linguagem complexa separa-nos da informação que precisamos. Sandra propõe uma regra simples para resolver a complexidade desnecessária: “escrever para a avó”, com frases curtas, palavras do dia-a-dia e, acima de tudo, respeito por quem lê.

Sandra Fisher Martins criou a Português Claro, a primeira empresa portuguesa dedicada em exclusivo à comunicação em linguagem clara. O Instituto da Segurança Social, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a ANACOM e a Caixa Geral de Depósitos são exemplos de entidades que já recorreram a esta empresa para produzir documentos com linguagem mais simples.
 


2. Miguel Gonçalves - “Haja novamente navegadores em Portugal”



Esta poderá ser uma das TED Talks Portugal que gerou mais polémica. A mensagem de Miguel Gonçalves pode não ser nova, mas a verdade é que não deixa de ser uma mensagem válida com uma abordagem original que deve ser mais vezes repetida: ser melhor, ser criativo, ser proativo, diferente e original. É sempre possível conquistar, conseguir vencer profissionalmente, “as empresas estão sempre a contratar, mas nem sempre sabem disso”.
 


3. Rui Zink - “Escrita criativa: O que é? Para que serve?”



Rui Zink, escritor e professor na Universidade Nova de Lisboa, é conhecido do público português e, na sua palestra, fala-nos de uma forma divertida sobre os cursos de escrita criativa e a aprendizagem do “talento”.
 


4. Filipe Melo - “O processo criativo”



Filipe Melo é apresentado como um artista multi-facetado, detido por pirataria informática aos 15 anos. Dedicou-se ao piano, em especial ao jazz e à improvisação e criou "As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" em Banda Desenhada.

Filipe traz a sua experiência do estado de fluxo, ou seja, o tempo não custa a passar quando se faz o que se gosta e "a criatividade é um motor, a inspiração é a gasolina".
 


5. Miguel Neiva -  “ColorAdd”



Miguel Neiva é um designer do Porto, criador ColorAdd, um sistema de identificação de cores para daltónicos. A revista brasileira Galileu considerou este sistema como “uma das 40 ideias que mudarão o mundo”.

Nesta palestra de TED talks Portugal, Miguel fala das várias fases de investigação, criação e implementação do projeto ColoAdd.

Veja também: