Telegram vs WhatsApp

Dentro do ringue das telecomunicações estão dois grandes opositores: Telegram vs WhatsApp! Quem vencerá?

Telegram vs WhatsApp
Pode começar a esquecer o WhatsApp…

O primeiro é inovador, mais seguro e possui muitos mais argumentos para conseguir roubar o título. Contudo, o WhatsApp ainda detém a confiança de grande parte dos utilizadores deste tipo de serviço e a legião de fãs que o acompanha pode fazer toda a diferença na hora de discutir o título. Telegram vs WhatsApp – quem irá vencer este duelo? Vamos comparar e tentar perceber.
 

Registo

Em primeiro lugar, o registo. O WhatsApp conquistou imensos utilizadores pela facilidade de registo que disponibilizava. Não era preciso email ou password… bastava o número de telemóvel e já estava. Depois, o WhatsApp ia conhecer a sua lista telefónica e ficava a conhecer os seus amigos.
O conceito do Telegram é exatamente igual, ou seja, basta introduzir o seu número de contacto para poder conversar com os seus amigos. Contudo, possui algo que o distingue. Permite criar um nome de usuário para que possa conversar com quem não detém o seu número de telemóvel. Bem melhor, certo?

 

Plataformas

O Telegram especializou-se nas plataformas mais conhecidas. Nas plataformas móveis existe para Android, iPhone, iPad e Windows Phone. Porém, também existe para Mac OS X, para PC e Linux. E possui ainda uma versão web. 
E o WhatsApp? Possui uma versão web mas não possui um programa para Mac, PC ou Linux. E também não existe para iPad apesar de existir para BlackBerry, Nokia S40 e Symbian como se pode ver pelo site oficial.

 

Privacidade

Ora, numa altura em que a privacidade está tanto em voga pode ficar a saber que o Telegram é bem mais seguro. Porquê? Porque encripta as mensagens enviadas e permite definir um tempo de vida útil para uma mensagem, ou seja, permite que uma mensagem se “autodestrua”. O WhatsApp não possui este recurso e também não encripta as mensagens que costuma trocar. Qual dos serviços garante maior privacidade? O Telegram, claro.

 

Partilha de ficheiros

Ambos os serviços permitem partilhar ficheiros! Então porque é que o Telegram sai a ganhar? Porque permite enviar ficheiros até 1,5GB. É muito? É imenso… o WhatsApp limita o tamanho dos ficheiros a uns módicos 16MB. Para além disso, e ao contrário do que sucede com o WhatsApp, o Telegram permite enviar todo o tipo de ficheiros.

 

Preço

Aqui não há qualquer discussão possível… O Telegram é grátis e o WhatsApp possui uma pequena anuidade de cerca de 1€. Para quê pagar mais por um serviço que oferece menos? Ficámos a conhecer o Telegram recentemente e ficámos encantados com as potencialidades deste serviço. Se vamos trocar um pelo outro? Pode querer que sim!


Veja também: