Telemóveis desbloqueados: vantagens e desvantagens

Fomos tentar saber quais são as vantagens e as desvantagens dos telemóveis desbloqueados. Perceba porque é que é bom comprar um telemóvel desbloqueado.

Telemóveis desbloqueados: vantagens e desvantagens
Sim, vale mesmo a pena optar pelos desbloqueados.

Vale a pena optar por telemóveis desbloqueados? A opinião é unânime: vale muito a pena. E este já começa a ser um pré-requisito quando o utilizador compra um telemóvel. Porquê? Porque oferece um enorme número de vantagens que ultrapassam, por larga margem, as desvantagens.
 
Em primeiro lugar é preciso que perceba o que é um telemóvel desbloqueado e para que serve. Geralmente, quando vai comprar um telemóvel a lojas da NOS ou da MEO, por exemplo, esses mesmos telemóveis vão estar bloqueados a essas redes. Isto significa que só funcionam com cartões SIM dessa mesma rede e está completamente fora de questão utilizar um cartão SIM de outra rede. As operadoras móveis acabam por beneficiar uma vez que “obrigam” os utilizadores a fidelizarem-se à marca. Se quiser outra operadora tem de procurar outro telemóvel.
 

Vantagens

Um telemóvel desbloqueado não o limita e permite utilizar cartões SIM de diversas operadoras. Pode trocar entre cartões que o telemóvel não se vai queixar. Já começa a perceber as grandes vantagens os telemóveis bloqueados oferecem?
 
Recorde-se de uma coisa: diferentes operadoras oferecem diferentes planos de comunicações. Se é daquelas pessoas que compra um telemóvel para utilizar durante vários anos, é natural que veja a concorrência a oferecer outras regalias que até podem ser mais agradáveis. Para quê ficar limitado a uma rede?
Ou então, considere um cenário em que é obrigado a sair do país por um tempo indeterminado. Ao viajar para outro país, um telemóvel bloqueado não vai permitir utilizar um cartão SIM de uma rede do país destinatário. Para quê limitar-se? Arranje um telemóvel desbloqueado.
Ou, por exemplo, em situações de emergência. Quando alguém fica sem bateria e precisa de fazer uma ligação urgente, um telemóvel desbloqueado pode ser a solução.
 

Desvantagens

Mas quais são desvantagens? A única desvantagem que se afigura, à partida, é o preço de compra. Diversos vendedores aproveitam para aumentar o preço de venda dos telemóveis quando estes se encontram desbloqueados. É uma forma de desencorajar os utilizadores a comprar, de maneira a que procurem sempre o mais barato e aquele que fideliza, que limita.
Também pode ser bastante grave se decidir desbloquear o seu telemóvel enquanto mantém um contrato com alguma operadora podendo quebrar os termos do contrato ou perder a garantia.
 
Contudo, a desvantagem pode vir a ser uma vantagem mais tarde. Uma vez que são mais caros na altura da compra, os telemóveis desbloqueados também podem ser revendidos a um preço mais alto.
 
Veja também: