Publicidade:

O seu telemóvel aquece muito? Saiba porquê e o que fazer

O seu telemóvel aquece muito? Tenha em atenção esse comportamento. A situação pode comprometer gravemente o funcionamento do seu dispositivo.

O seu telemóvel aquece muito? Saiba porquê e o que fazer
O sobreaquecimento de telemóveis pode ser prevenido

Se o seu telemóvel aquece muito, isto é, sobreaquece, deve ter cuidado e ter em atenção que a sua performance pode ficar comprometida – no melhor dos cenários.

Calma. Não confunda aquecimento com sobreaquecimento. São dois fenómenos diferentes, que devem ser encarados como tal. Ambos apresentam comportamentos distintos e, apesar de resultarem de causas semelhantes, não partilham a mesma solução.

A partir do momento em que liga o seu smartphone, ele aquece. É um comportamento inevitável e necessário ao seu bom funcionamento – quase como se estivesse a “acordar” todos os seus componentes, depois de algum tempo “adormecidos”. Por isso, não se preocupe com um fenómeno destes.

Porque é que o seu telemóvel aquece muito?


São várias as causas que podem estar na origem do sobreaquecimento de um telemóvel. Deve, por isso, ter em conta que existem situações incontroláveis, nomeadamente o facto do seu smartphone produzir eletricidade e gerar, naturalmente, aquecimento.

Uma das causas principais que explica porque é que o seu telemóvel aquece muito é aquilo que faz com ele. Costuma jogar nesse dispositivo? Quanto mais pesado for o jogo, mais exigirá da placa gráfica e de todas as unidades de processador do seu smartphone. Isso vai, por sua vez, exigir mais bateria e envolver, assim, todas as componentes do seu telemóvel.

telemovel aquece muitoFonte: Pixabay/FreePhotosART

Nos dias de hoje, são raros os casos em que um telemóvel aquece muito. Os SoC (System on a Chip) são pensados e produzidos recorrendo a alta tecnologia, capaz de prevenir fenómenos como este – já que são desenvolvidos para lidar com altas temperaturas.

Mas, como todas as regras precisam de exceções, casos há em que um telemóvel pode sobreaquecer. O processador fica cada vez mais lento e acaba por diminuir a rapidez de todos os outros componentes. Se está a pensar que não tem tempo para reagir, desengane-se: são muitas as vezes em que um aviso surge quando um telemóvel aquece muito.

Também existem causas externas, que em nada se relacionam com o seu hardware a nível interno, nem como o usa. Se deixou o seu telemóvel ao sol ou perto de algum eletrodoméstico muito quente (como um fogão, por exemplo), é provável que tenha de esperar até o seu smartphone arrefecer.

O que fazer quando o telemóvel aquece muito


Não precisa de ir a correr até à loja mais próxima, existem algumas ações que pode levar a cabo em tempo útil. Tome nota:

Evite o sobreaquecimento: se o seu telemóvel está a carregar, desligue-o. Isto também inclui os powerbanks e quaisquer outros acessórios ligados externamente ao seu telemóvel. Feche todas as aplicações e não o use até arrefecer.

Remova a capa: se usa uma capa de proteção no seu telemóvel, deve retirá-la até este voltar às condições normais de uso.

Carregar o telemóvel durante demasiado tempo: não o faça. Não deixe o telemóvel a carregar toda a noite – para além de viciar a bateria, isto também afeta a sua eficiência, para além de causar sobreaquecimento e, em casos extremos, pode até explodir.

Prefira superfícies estáveis durante o carregamento: não carregue o telemóvel em cima de uma cama ou sofá. O contacto com este tipo de tecidos potencia o sobreaquecimento. Sim, pode ser por isso que o seu telemóvel aquece muito.

Reveja as definições das aplicações: existem aplicações que consomem bateria e exigem o processamento do telemóvel até mesmo quando não estão a ser usadas. Funcionam em segundo plano e isso pode não ser bom para o seu telemóvel.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.