O telemóvel caiu à água? Saiba o que fazer

O telemóvel caiu à água? Saiba o que fazer para o recuperar.

O telemóvel caiu à água? Saiba o que fazer
Não entre em desespero e siga os nossos conselhos!

Desastres com telemóveis são mais do que habituais. O seu telemóvel caiu à água? Não conseguimos evitar que tal aconteça, mas podemos dizer-lhe o que fazer nos momentos de pânico que se seguem. O primeiro passo é não desesperar. Os seguintes estão neste artigo que escrevemos especialmente para si.
 
Estes são os passos que deve seguir caso algo de mal aconteça. Mas convém perceber que às vezes não há nada a fazer pelo seu telemóvel e é melhor pedir ajuda a um profissional experiente.
 

4 passos para salvar o seu telemóvel

1. Antes de mais, é preciso retirar o telemóvel da água o mais rapidamente possível. Quanto mais tempo estiver submerso, mais água entrará no dispositivo (o que não é bom sinal, como se deve compreender). 
Nesta fase do processo há dicas que deve ter em atenção imediatamente:
  • Não tente ligar o telemóvel
  • Não clique em nenhuma tecla (a não ser que seja para o desligar)
  • Não sopre para dentro do dispositivo (pode estar a enviar água para outras partes mais internas do telemóvel)
  • Não o aqueça (incluindo com um secador ou micro-ondas). Está provado que o sobreaquecimento dispositivo pode ainda ser mais prejudicial do que a água e para desastres já lhe chega a água.
 
2. Retire o cartão de memória e o SIM, para evitar perder informações
 
3. Utilize um papel ou um pano para secar o telemóvel, mas evite espalhar a água. Em vez de usar um secador, utilize um aspirador para sugar a água presa nos pequenos intervalos. 
 
4. Neste ponto, as ideias divergem. Há quem diga que mergulhar o telemóvel em arroz ajuda. Há quem discorde e diga que o arroz nada faz pela situação. Se decidir apostar no arroz, deixe-o de “molho” um ou dois dias – mas não ceda à tentação de o tentar ligar. Só o deve fazer ao fim de dois dias. 
  • Se não ligar, experimente carregá-lo. Se não conseguir carregar, pode significar que a bateria ficou danificada. 
  • Se ligar, pode respirar fundo. Mas convém manter-se atento por mais uns dias. Ponha música a tocar para verificar que as colunas estão a funcionar bem.
 

Outras dicas que podem ajudar

  • Já existem kits de emergência para estes casos.
  • Se o telemóvel cair em água salgada, primeiro tire a bateria e depois passe o telemóvel por água doce (pouca!) para evitar que os cristais salgados se cristalizem.

Veja também: