Publicidade:

7 dicas para tornar o seu telemóvel mais rápido

Acha que as aplicações do seu smartphone estão cada vez mais lentas a carregar? Sugerimos-lhe dicas simples e eficazes para tornar o telemóvel mais rápido.

7 dicas para tornar o seu telemóvel mais rápido
Existem boas práticas de utilização para tornar os smartphones mais rápidos

Para tornar o seu telemóvel mais rápido, quer seja Android ou iPhone, existem algumas regras básicas de utilização que devem ser cumpridas.

Se reparar com atenção, muitas delas têm a ver com as boas práticas de utilização que se aplicam, também, aos computadores e tablets. São as chamadas regras de ouro para a optimização dos equipamentos que funcionam com softwares/ apps e que permitem navegar na internet.

Os segredos de um telemóvel mais rápido


telemovel mais rapido

1. Faça sempre o update do sistema, mas saiba como fazê-lo

Manter o sistema operativo atualizado permite-lhe ter acesso a todas as novas facilidades que o fabricante criou para que o seu telemóvel tenha o melhor desempenho possível, em performance e em segurança.

Mas muitos utilizadores reparam que, a seguir a uma atualização, tudo parece ficar mais lento. A explicação é simples: o processo de migração de inúmeras apps e centenas de ficheiros para sistemas novos é complexo e há sempre a probabilidade de ocorrerem bugs. Esses bugs podem manifestar-se através da lentidão geral do sistema, ou mesmo pelo congelamento do ecrã.

Para os evitar ao máximo há uma solução: antes de qualquer atualização, apague as apps que já não utiliza e guarde todos os seus ficheiros numa cloud ou disco. De seguida, faça um reset ao telemóvel. A probabilidade da atualização criar bugs é infinitamente menor agora que tem muito menos ficheiros e programas com que se preocupar.

2. Nunca ocupe a memória toda

Mesmo que tenha comprado um equipamento com muita capacidade de memória e armazenamento, utilize pens, discos e clouds para guardar os seus ficheiros e não instale apps a mais, especialmente se forem daquelas apps que devoram recursos. A memória precisa de algum espaço livre para garantir um desempenho rápido. Quanto menos espaço tiver, mais lento o telemóvel vai ficar.

Para a limpar, faça sempre um backup dos seus dados para garantir que não vai apagar nada importante. Depois, vá às definições onde pode apagar os dados da cache, que ficam armazenados pelo funcionamento das apps, e onde pode fazer um reset para as configurações originais. Isto vai deixar o telemóvel mais rápido.

3. Em casa, nada de paredes grossas entre o telemóvel e o modem

Garanta que dentro de casa tem uma infra-estrutura física boa para que a comunicação entre o seu equipamento e o modem/Wi-Fi seja a melhor possível. Ter divisões entre um e outro, ou paredes demasiado grossas cobertas de azulejos, pode afetar – e muito – a velocidade de navegação e utilização do seu smartphone.

Se não for possível mudar o posicionamento dos seus aparelhos, compre um extensor de sinal de Wi-Fi ou modem para ultrapassar a situação. O preço médio ronda os 20 euros.

telemovel mais rapido

4. Faça uma boa gestão das suas apps

Configure as apps e browsers do seu telemóvel para as versões Lite. Por exemplo, o Facebook e o Chrome disponibilizam versões com uma boa otimização, que poupam espaço e podem dar maior rapidez de navegação aos aparelhos móveis.

É, também, muito importante que não deixe as aplicações correrem em background com as notificações ligadas. Todas a funcionar ao mesmo tempo tornam o telemóvel ainda mais lento.

5. Desligue as animações das transições do sistema

As interações que o seu sistema oferece com animações dão um ar bonito e fluído à sua utilização, mas se acha o telemóvel lento, o melhor é coloca-las em off nas definições. Pode perder alguma graça, mas vai deixar o telemóvel mais rápido.

6. Faça um reeboot regular do seu aparelho

Desligar e ligar fisicamente o seu aparelho, pelo menos uma vez por dia, vai permitir-lhe limpar da memória todas as apps e tarefas que estão a correr em background – e que, por alguma razão, deixou escapar quando aplicou a sugestão do ponto 4. É como se o seu smartphone pudesse respirar fundo antes de voltar ao trabalho com mais vontade.

PNão se esqueça: existem várias apps muito úteis para instalar no seu aparelho e que fazem uma análise eficaz do que pode estar a torná-lo mais lento – como o CCleaner, o Batery Doctor ou o Trepn. Todas lhe dão indicações do que fazer para melhorar a performance do seu aparelho. Depois de as utilizar, apague-as para não atrasarem o seu telemóvel.

Veja também: