Tello: um drone acessível e ideal para iniciantes

Com tecnologia da Intel e da DJI, o Tello é um drone criado a pensar nos mais novos, com um preço simpático e características tecnológicas únicas.

Tello: um drone acessível e ideal para iniciantes
Um drone pequeno e fácil de usar

O mercado oferece um leque cada vez maior de gadgets e os drones não são exceção. Este é o mote para apresentarmos o Tello: um drone que foi apresentado pela startup chinesa Ryze Tech e que conta com tecnologia da Intel e da DJI.

O Tello custa 109 euros e é um drone concebido a pensar num público mais jovem, sendo o seu preço a sua maior vantagem.

Tello: um drone com preço acessível e boa tecnologia


droneFonte: DJI

Equipado com um processador da Intel e tecnologia da DJI, o Tello é compacto e fácil de usar. Basta lançar ao ar e deixar a diversão começar.

Este produto é pequeno, mas poderoso: vem equipado com uma câmara que captura vídeo em 360º e faz stream ao vivo, direto para um tablet ou para uma seleção de headsets de realidade virtual.

Concebido a pensar no público mais jovem, este gadget é seguro e fácil de usar. Tem uma funcionalidade chamada Failsafe Protection, que permite descolagem e aterragem seguras e automáticas do dispositivo, mesmo que a ligação seja perdida.

Estas funcionalidades são possíveis graças à aliança entre a Intel e a DJI: o processador deste dispositivo é da Intel, enquanto a DJI (empresa especializada na produção de drones) se responsabilizou pela capacidade de estabilização do aparelho.

O Tello está equipado com um chip Intel Movidius Myriad 2VPU, que se ocupa do reconhecimento de objetos em drones da DJI, permitindo que estes respondam a gestos de mãos, por exemplo. No caso deste drone, esta tecnologia ajuda-o a aterrar num local de forma mais consistente, ou a aterrar mesmo na palma da mão do utilizador.

Este aparelho foi, também, idealizado para que seja mais fácil para as crianças que estão a dar os primeiros passos nesta atividade. Ou seja, para que possam aprender a usar drones e o consigam fazer de forma mais simples, conseguindo focar-se também na captura de vídeo e na programação de voo – usando uma ferramenta de programação chamada Scratch.

Pequeno e único

Com apenas 80g, este drone é mesmo pequeno (os drones mais pequenos da DJI pesam cerca de 300g). Pode voar durante 13 minutos de cada vez e tira fotos a 5 MP (o que é bom, se se comparar este drone ao Spark, que voa até 16 minutos e tira fotos com 12 MP e custa 499 dólares).

O Tello tem ainda funcionalidades que não existem noutros drones da DJI: flips a meio do voo, stream ao vivo e a possibilidade de poder programar o voo. Para além disso, tem a vantagem de ser seguro de usar dentro e fora de casa.

Este gadget está disponível para venda a partir de março de 2018, custando 109 euros, sendo que pode ir ao site oficial e solicitar que seja notificado por e-mail assim que o dispositivo estiver à venda.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.