6 temas que não deve debater no trabalho

Há assuntos que se devem evitar debater no trabalho. O protagonista pode ficar mal visto junto dos colegas.

6 temas que não deve debater no trabalho
Regras básicas

O local de trabalho não é a mesa de café, nem os colegas são necessariamente os nossos melhores amigos. E, por isso, há temas que não se deve debater no trabalho.

As pessoas não estão em silêncio no emprego. É habitual conversar, trocar ideias e informações. No entanto, há temas que se deve evitar debater no trabalho.

As conversas entre colegas de trabalho não devem ser as mesmas que se tem com amigos próximos. Há questões que podem ser mal interpretadas, criar constrangimentos entre pessoas e quem iniciou o tema pode fica mal vista.

É claro que há assuntos que até ajudam a criar bom ambiente no local de trabalho. E é nesses que os empregados se devem focar. Falar sobre um filme que se viu recentemente, uma receita que se experimentou, uma música que está em voga são assuntos que não causam problemas e criam boa disposição.

O que deve evitar debater no trabalho

Importante é não criar conflitos no seu local de trabalho. Ficar longe de discussões também é relevante, assim como evitar falar da sua vida privada e de temas controversos. Aqui ficam seis sugestões de temas que não deve debater no local de trabalho.

Religião

É um dos temas a evitar debater no trabalho. A religião é um assunto muito pessoal e falar sobre este tema pode tornar-se desagradável.

É certo que toda a gente fala de religião e discute-se o tema até por questões de atualidade. Mas é um assunto controverso. Há muitas religiões e é importante respeitar as crenças de toda a gente.

Não é aconselhável sequer falar sobre as religiões que outros colegas de trabalho praticam. Os embaraços entre colegas surgiriam rapidamente.

Não precisa de fazer segrego sobre a sua crença, mas não opine sobre religiões no local de trabalho.

office

Política

A política é sempre um tema sensível. Cada colega terá a sua preferência partidária e falar sobre este assunto pode criar momentos pouco agradáveis.

Mesmo que esteja entusiasmado porque se aproximam eleições e o seu partido de eleição está bem colocado para ganhar, não verbalize a sua alegria.

Haverá com certeza alguém ao seu lado que não está nada satisfeito com o curso das sondagens.

Sexo

Falar sobre sexo e a sua vida sexual pode provocar desconforto e mal entendidos. Em casos limite, podem até surgir acusações de assédio sexual.

A sua vida sexual é um tema seu e do seu parceiro. Colegas de trabalho podem achar estranho e desconfortável essas confidências. Afinal, é a sua intimidade.

Se está a precisar de falar sobre isso, o melhor é procurar um amigo próximo. Há ainda que recordar que se pode tornar assunto de coscuvilhice entre os colegas. Não dê nunca azo a ser assunto de conversa.

Problemas familiares

Todas as pessoas têm problemas familiares, seja com o companheiro, com os filhos e até com os pais.

Falar sobre esses problemas com os colegas de trabalho pode originar que, em caso de alguma falha, achem que não está concentrado no que está a fazer, que está com a cabeça noutro lado, nos seus problemas.

Se for chefe, a situação pode ainda ser mais difícil face aos seus subordinados, pode até perder autoridade.

Se está com problemas fale com um amigo e, em situações mais difíceis, recorra a acompanhamento médico.

Objetivos de carreira

Caso tenha ambições de progredir na carreira, o que é totalmente legítimo, não ande a falar sobre o tema aos quatro ventos. Primeiro deve concentrar-se nas suas funções e executá-las bem.

Se pretende subir degraus na empresa onde trabalha, poderá sempre falar com o seu chefe, mas evite contar aos colegas as suas aspirações.

Neste âmbito, o melhor a fazer para se distinguir é trabalhar excecionalmente bem.

Se pensa mudar de emprego para progredir na carreira, o segredo é a melhor arma. Só deve comunicar essa alteração quando estiver garantida.

Problemas de saúde

Se tem uma doença crónica ou um problema de saúde sério evite falar sobre o assunto. Os seus colegas poderão colocar em causa a sua capacidade para executar as tarefas.

Se por acaso conversar sobre este tema, não dê muitos pormenores. E quando precisar de uma licença por doença não dê muitas informações sobre o que se passa consigo. Vá para casa e concentre-se em recuperar a saúde.

Veja também