Publicidade:

Como temperar leitão para assar em apenas 5 passos

Se gosta da carne rosada e da pele estaladiça, mas o sabor fica sem aquém, aprenda já como temperar leitão para assar e delicie-se com esta iguaria!

Como temperar leitão para assar em apenas 5 passos
Desvende os segredos daqueles temperos do leitão tão deliciosos

O leitão é um pitéu muito apreciado pelos portugueses – ou não fosse este um prato típico. Quer seja servido no pão, quer seja servido na travessa, todos sabemos que para esta carne estar no ponto há deixar a pele bem dourada e os temperos na dose certa. Se já experimentou fazer este prato em casa e não conseguiu alcançar aquele sabor especial, aprenda connosco como temperar leitão para assar – e siga ainda a nossa receita de leitão assado no forno.

Como temperar leitão para assar em apenas 5 passos


  1. Reúna os ingredientes (2 cabeças de alhos, 3 c. de sopa de sal, 1 c. de sopa bem cheia de pimenta, 1 pouco de salsa, cerca de 50 g de toucinho, 50 a 100 g de manteiga de porco, 1 folha de louro, 1 c. de sopa de azeite).
  2. Misture os ingredientes, pela ordem anteriormente enumerada, num almofariz.
  3. Quando obtiver uma pasta homogénea, barre o leitão.
  4. Perfure o leitão, para que o molho se espalhe no exterior e no interior da carne.
  5. Deixe apurar durante um dia e só depois leve o leitão ao forno, deixando o preparado libertar todo o seu aroma e sabor.

Receita de leitão assado no forno

temperar leitão

Ingredientes
1 leitão
2 c. de sopa de banha
6 c. de sopa de azeite
6 c. de sopa de sumo de limão
2 cebolas
2 folhas de louro
1 ramo grande de salsa
Sal e pimenta, q.b.

Modo de Preparação

  1. Após ter temperado o leitão e tê-lo deixado repousar por um dia, barre-o com um pouco mais de banha e leve ao forno, previamente aquecido, a 220ºC.
  2. Quando estiver dourado, baixe a temperatura para os 200ºC e deixe assar durante cerca de 90 minutos.
  3. Paralelamente, misture o sumo de limão com o azeite, o sal e a pimenta e vá regando o leitão com este molho.
  4. Sirva o leitão acabado de assar, bem quente, acompanhado por batata frita muito estaladiça e uma salada de alface e tomate fresca.

Seguindo, passo a passo, as indicações que reunimos para si, estamos certos de que alcançará aquele resultado final que tanto deseja e que nunca conseguiu confecionar. Reúna em sua casa todos os amantes de leitão que conhece e dê-lhes a provar este manjar dos deuses feito pelas suas próprias mãos. Estamos seguros de que a recetividade vai ser total e todos vão querer saber, com a sua ajuda, como temperar leitão para assar.

Veja também: