Qual é o tempo de vida útil de um painel solar?

Saiba qual é o tempo de vida útil de um painel solar, conheça as ofertas disponíveis no mercado e todas as vantagens. 

Qual é o tempo de vida útil de um painel solar?
As vantagens do autoconsumo

Como saber qual o tempo de vida útil de um painel solar? Para começar, importa perceber as diferenças entre os vários painéis para, assim, tomar a melhor decisão na hora de escolher qual o mais adequado para a sua habitação ou empresa.
 

Quais são os tipos de painéis solares?

Os painéis solares são dispositivos, compostos por um conjunto de células solares ligadas entre si que, quando expostas à radiação solar, transformam a energia do sol noutro tipo de energia: elétrica ou calorífica. Para conseguir esta transformação, existem dois tipos de painéis solares no mercado: os térmicos e os fotovoltaicos. 

Os painéis solares térmicos convertem a radiação solar diretamente em energia térmica que, depois, é utilizada essencialmente para o aquecimento de água. Já os painéis solares fotovoltaicos transformam automaticamente a energia solar em energia eléctrica.  Está fácil de ver que a última opção, ou seja, os painéis solares fotovoltaicos, permitem mais aplicações.

 

Qual é o tempo de vida útil de um painel solar?

Em geral, os painéis solares estão sujeitos durante o seu período de vida útil a condições climatéricas muito adversas: grandes variações térmicas, tempestades, ventos fortes, granizo, neve, temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Por estas razões, e até pelo investimento que a instalação de painéis implica, os painéis solares apresentam, necessariamente, um período de vida útil alargado. 

O tempo de vida útil de um painel solar, ainda que dependente do respectivo fabricante, é em geral de 25 anos. Esta garantia de 25 anos refere-se ao tempo de vida útil de um painel solar em que os fabricantes garantem um funcionamento eficiente, ou seja, com uma capacidade de produção de pelo menos de 80% do valor inicial.

Os restantes componentes de uma instalação de um sistema solar como, por exemplo, as baterias ou circuitos electrónicos de controlo tem tempos de vida mais reduzidos, no entanto, podem durar entre 3 a 15 anos.
 


Quais são as vantagens do autoconsumo?

Quando falamos de autoconsumo, referimo-nos à instalação de painéis solares suficientes, na sua habitação ou empresa, para abastecimento de energia. Com soluções de autoconsumo, como as que a Energia Simples disponibiliza tem, pelo menos, oito vantagens:
  • Redução da fatura de eletricidade em 30%
  • Instalação a partir de 990 euros
  • Não precisa de investir num projeto elétrico
  • Processo de instalação é rápido e simples
  • A energia que produzir a mais, pode ser vendida
  • Vantagens por consumir toda a energia produzida
  • Conquista a independência energética
  • Diminui a sua pegada ecológica
 
Saiba mais sobre todas as vantagens da adesão à Energia Simples aqui.
Adira ao mercado livre de Energia >>
Veja também: