AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Dicas para ocupar os tempos livres se está desempregado

Mesmo estando desempregado há várias coisas que pode fazer para ocupar o tempo livre e que podem ajudá-lo a encontrar o seu próximo emprego. Ora veja.

5 Dicas para ocupar os tempos livres se está desempregado
Saiba o que pode fazer para tirar o máximo partido do seu tempo livre.

Nem só de candidaturas a emprego é feita a vida de um desempregado.

Aliás, se está desempregado e se limita apenas a responder a ofertas de emprego saiba que pode estar a adiar o seu sucesso. Tem dúvidas? A verdade é que quem se encontra numa situação de desemprego, tem como grande objetivo encontrar trabalho o mais depressa possível. Mas nesta ânsia, muitos acabam por desperdiçar uma ótima oportunidade para enriquecerem os seus Curricula Vitae (CV).

Como? De várias maneiras. Ora veja as nossas dicas para ocupar o seu tempo livre se estiver desempregado.


Desempregado: a procurar emprego e não só!

Se está desempregado, é natural que a sua prioridade seja procurar trabalho, mas não é necessário ser um especialista para saber que nos tempos que correm nem só a formação académica ou a experiência profissional captam a atenção dos recrutadores. Por isso, se está desempregado aproveite o tempo de que dispõe para se tornar um candidato ainda mais"apetecível" aos olhos dos recrutadores e, em simultâneo, aproveite para fazer algo que vindo a adiar.


Conheça as nossas dicas:


1. Faça voluntariado

Verdade seja dita, tempo não lhe falta e nos dias que correm são cada vez mais os recrutadores que valorizam as experiências de voluntariado. Através destas experiências pode adquirir não só competências pessoais mas também técnicas, que podem ter um impacto forte no seu desempenho laboral.

2. Aposte na sua formação

Sabe aquele workshop que tanto queria fazer? Ou aquela pós-graduação que já traz debaixo de olho há séculos mas na qual nunca teve tempo sequer para se inscrever? Ou aquele curso de um dia sobre um determinado software que gostaria de aprender a utilizar? Agora já pode tratar disso.
Aproveite o seu tempo livre para melhorar os seus conhecimentos ou adquirir novas competências, seja através de formações presenciais ou online. Ofertas não faltam. E antes que use os preços das formações como “desculpa”, saiba que existem imensos cursos gratuitos ao seu dispor. Basta que se informe, por exemplo, junto do Centro de Emprego da sua área de residência ou (melhor) que pesquise cursos online.

Atualmente tem ao seu dispor várias plataformas que disponibilizam vários cursos gratuitos e de boa qualidade. Só para dar alguns exemplos, dê uma vista de olhos em:

Embora os cursos online não lhe confiram diplomas, são uma boa forma de adquirir conhecimentos e competências adicionais que o podem ajudar-se a destacar-se num processo de recrutamento futuro.


Também lhe pode interessar: Como ocupar os tempos livres e ganhar dinheiro.


3. Faça trabalho freelance 

O trabalho em regime freelance é cada vez mais comum no mundo laboral. E, dada a situação do mercado de trabalho nos dias que correm, esta pode ser uma boa forma de se manter ocupado e atualizado, enquanto aproveita para ganhar algum dinheiro extra no final do mês. E se acha que é difícil encontrar trabalho freelance, saiba que o pode fazer no conforto da sua casa. Basta dar uma olhadela nos sites especializados.

4. Crie o seu próprio blog 

Porque não? Tem tempo livre e um computador, só precisa de se sentar e escrever. E se estiver a perguntar-se: escrever sobre o quê?! É simples: escreva sobre o que quiser, seja o seu hobbie ou a sua área profissional por exemplo. Criar um blog é fácil e gratuito. E as vantagens são várias. Além de lhe permitir estar ocupado, pode ser uma boa forma de se tornar “visível” até para os seus recrutadores.

5. Cuide do seu corpo e da sua mente

Já que tem tempo livre cuide da sua saúde. Aproveite para fazer os exames médicos que adiou nos últimos meses (ou anos) e, já agora, para fazer exercício. Lembre-se que deve tentar manter-se o mais positivo possível e para isso nada melhor que cuidar de si.


Tempos livres mas ocupados

Se está desempregado, o essencial é que não se afetar pela pressão de encontrar emprego e muito menos que se deixe arrastar para uma depressão. Aproveite o tempo livre para se manter ocupado. Parece contraditório, mas não é. No fundo, trata-se de tentar tirar partido da sua situação. Aproveite para fortalecer e/ou aumentar as suas competências. Vai ver que os seus esforços serão recompensados e ainda lhe podem valer um novo emprego.


Veja também: