Descubra as tendências de viagem para 2018

Os locais que descobrimos e o modo como viajamos não é uma ciência estanque. Tudo muda rapidamente, por isso, descubra as tendências de viagem para 2018.

Descubra as tendências de viagem para 2018
Como e para onde vamos viajar?

Longe vão as viagens em família de verão para o Algarve, onde passávamos horas infinitas no carro e os “já chegámos?” pareciam não terminar nunca. O modo como viajamos e os locais a descobrir mudaram tanto, desde essa altura. Por isso, atente às tendências de viagem para 2018, tendo em conta as últimas novidades da indústria, ideias e conselhos sobre o que fazer e para onde ir.

6 tendências de viagem para 2018


Como e com quem viajamos atualmente? Confira.

1. Viajar sozinho

travel

O motor de pesquisa Google registou um aumento exponencial dos termos “viagens a solo” e “viajar sozinho”, o que caracteriza esta tendência de viagem para 2018 como a mais forte. De tal forma, que as agências de viagens começam já a adaptar as suas ofertas e intenções. O objetivo? Poder dar resposta a esta nova procura.

2. Viagens mais ativas

sports

A preocupação com o bem-estar e a manutenção do equilíbrio – alimentar e físico -, leva a que as viagens que enquadrem estas áreas comecem a ser cada vez mais procuradas. Sim, as viagens focadas na saúde estão a aumentar.

Em Portugal, já há muitos anos, este tipo de turismo tem bastante procura, principalmente no que diz respeito às termas e aos seus poderes relaxantes/curativos. Mas, a ideia é ir ainda mais além, com viagens dedicadas ao desporto e que ofereçam planos alimentares orientados pela prossecução máxima de uma boa saúde.

3. Fazer um cruzeiro

cruzeiro

Com o aumento da pressão da Organização Marítima Internacional, os cruzeiros de grandes embarcações tentam, ao máximo, reduzir a sua pegada ambiental, mas nem isso faz diminuir a procura por este tipo de viagens. De tal forma, que a organização estima um aumento desta procura em 4,5%, em relação ao ano passado.

4. Viajar mais no inverno

winter

Para fugir aos preços e multidões da época alta, o turismo de inverno tem vindo a conquistar mais fãs, que encontram novos encantos nas paisagens montanhosas, na prática de desportos de invernos, nas caminhadas pela montanha e na descoberta de cidades incríveis. Tudo isso com mais calma e sem pressa.

Além disso, começa a ser cada vez mais frequente a realização de festivais de inverno, sob as mais diversas temáticas, com o intuito exato de atrair cada vez mais visitantes.

5. Viagens de aventura

travel

De acordo com um estudo recente da Adventure Travel Trade Association, o conceito de aventura, pelo menos que às viagens diz respeito, está a mudar. Aquilo que antes associávamos como a prática de desportos alternativos e radicais, hoje não é bem assim. O paradigma mudou e as viagens de aventura, que estimulam a adrenalina, relacionam-se mais com a descoberta de sítios exóticos, de culturas totalmente diferentes daquelas que são as de origem dos viajantes.

6. Viagens em família

familia

Fruto de um quotidiano cada vez mais atarefado, não só pelos pais, mas também pelos filhos que acumulam escolha com atividades extracurriculares, o tempo em família é cada vez mais privilegiado e tomado quase como um luxo. Pelo que, as famílias apostam mais, e gastam mais, em viagens de família que possam resultar em lembranças e momentos marcantes.

Dois destinos para conhecer este ano


Se mudou a forma como viajamos, mudaram também os destinos. Hoje revelamos dois que fazem parte das tendências de viagem para 2018.

1. Canadá

canada

Listado como um dos melhores países do mundo para conhecer pela publicação americana New York Times, o Canadá rapidamente se tornou num dos destinos de viagens internacionais mais apetecidos.

Durante muitos anos foi visto como o irmão do Norte dos americanos, mas hoje o cenário é diferente. O Canadá faz justiça à reputação de povo simpático, com montanhas incríveis, costas escarpadas, com uma gastronomia de topo e rotas mais selvagens para os espíritos mais aventureiros.

O maior país do mundo é conhecido como “The Great Outdoors” pela sua infinita variedade de paisagens: montanhas altas que quase tocam o céu, glaciares brilhantes, florestas espetaculares e praias remotas. É o pano de fundo perfeito de muitos momentos de inspiração e para incentivar o contacto com a natureza – ursos polares, ursos-galgos, baleias e alces.

2. Jordânia

petra

Apesar de ser uma zona em constante destaque por motivos menos positivos, o crescimento do Oriente Médio – no que às chegadas internacionais diz respeito – tem vindo a aumentar substancialmente, principalmente para viajantes provenientes da Europa e América do Sul.

A Jordânia é, ainda, um refúgio seguro numa região de conflito, que tem encantado visitantes durante séculos. Há locais incríveis classificados como Património Mundial, cidades amigáveis e paisagens inspiradoras do deserto.

A reputação da hospitalidade desta região é merecida e bastante histórica. Reza a lenda que, aquando da criação da Estrada do Rei, era feita uma troca comercial intensa de especiarias pela construção de monumentos impressionantes – como anfiteatros romanos, castelos cruzados e mosaicos cristãos. De tal forma era o agradecimento pela imponência do que era criado, que até hoje o povo recebe um estrangeiro como se fosse um novo elemento da família.

As tendências de viagem para 2018 refletem a mudança dos tempos e de mentalidades. Identifica-se com estas novas formas de viajar?

Veja também: