AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Tenho um bom ou mau chefe?

Se a pergunta “tenho um bom ou mau chefe” lhe passa muitas vezes pela cabeça leia este artigo e tire as suas conclusões.

Tenho um bom ou mau chefe?
Conheça as caraterísticas de cada um

Se fica com um nó no estômago sempre que tem que ir falar com o seu chefe e tem, cada vez mais, dificuldade em sair da cama de manhã é provável que tenha um chefe horrível...

Mas o que é um bom chefe? Tenho um bom ou mau chefe? Pode não ser fácil responder a estas questões.

À partida sabemos que queremos que a pessoa que nos chefia seja confiante, competente, haja como estando no comando das situações e tome decisões. Por outro lado, não gostamos de líderes arrogantes e que não aceitam opiniões.

Um inquérito do site Monster, realizado este ano, mostra que 32% dos empregados acredita ter um chefe horrível, sendo que apenas 15% dizem ter um chefe excelente.

Se tiver um mau chefe, o mais certo é isso ter um impacto negativo no desenvolvimento da sua carreira e mesmo na sua vida pessoal. Já um bom líder vai motivá-lo e fazê-lo dar o seu melhor, demonstrando o seu verdadeiro potencial.

Quer tirar as dúvidas? Então espreite estas caraterísticas que os definem.


Cinco caraterísticas de um mau líder 


1. Nunca assume os erros

Se o seu chefe não admite os seus erros é sinal que não está preparado para liderar. Admitir falhas é meio caminho andado para que o ambiente de trabalho seja positivo e para que os empregados percebam que podem correr riscos e inovar, sem medo.


2. Mente

A mentira não é uma boa base para a construção de uma boa relação, seja no trabalho ou noutro qualquer campo da sua vida. Se apanhar o seu chefe a mentir é normal que perca a confiança nele.


3. Culpa os funcionários pelos erros

Se o seu chefe é o primeiro a apontar o dedo quando há a mais pequena falha mas nunca lhe dá um incentivo quando um projecto corre bem e traz benefícios à empresa então está perante um mau chefe.


4. Não quer ouvir as suas opiniões

Até pode não as levar em conta nem pôr as suas ideias em prática, mas um bom líder vai ouvir as suas opiniões. Quando um chefe não o faz e só leva em conta as suas próprias ideias corre o risco de ficar isolado e criar mau ambiente de trabalho.


5. Tem funcionários favoritos

Um chefe até pode ter mais simpatia ou empatia com um ou outro funcionário, mas não deve deixar isso passar para o ambiente profissional. Se trata os funcionários de forma desigual e beneficia alguns só porque sim, então não é um bom chefe.
 


Cinco caraterísticas de um bom líder 


1. Pedem em vez de ordenar

Um chefe inseguro tem tendência para dar ordens em tom de voz exaltado e a portar-se como “diva” para mostrar que está no poder. Um bom líder não tem medo de passar a mensagem de forma educada e de até pedir por favor.


2. É um bom “treinador”

À semelhança de um treinador, um bom chefe comanda com respeito e fazendo críticas positivas para que os funcionários possam perceber qual o caminho e dar o melhor de si nas funções que desempenham.


3. Desafia os empregados

Um bom chefe não quer ter empregados desmotivados e infelizes. Vai ouvi-los para perceber se estão satisfeitos e desafiá-los para novos projetos.


4. Está disposto a inovar

Não fazem as coisas só por fazer e mantêm o hábito porque sempre foi assim. Bons chefes dão espaço aos funcionários para experimentarem e inovarem.


5. Preocupa-se com os objetivos dos empregados

Os melhores chefes investem nos seus empregados e querem saber quais os seus objetivos profissionais e sonhos. 

Veja também: