5 dicas para ter uma boa ideia de negócio

É difícil ter uma boa ideia de negócio. Apesar de existirem vários negócios criados sob ideias incríveis, estas não costumam cair do céu.

5 dicas para ter uma boa ideia de negócio
Tenha a próxima grande ideia.

Por vezes olhamos para grandes empreendedores e, tendo em conta o sucesso que têm, acabamos por pensar que são génios que tiveram ideias incríveis e revolucionárias. A verdade é que basta alguma criatividade para ter uma boa ideia de negócio, e é até possível orientar o pensamento de modo a conseguirmos ter ideias geniais que podem ir longe.
 

5 dicas para ter ideias para o seu próximo negócio

 

1. Foque-se em problemas e necessidades

Uma boa forma de ter uma boa ideia de negócio é através de problemas e necessidades que todos temos. Se conseguirmos criar um negócio que resolva problemas comuns, então certamente existirão pessoas dispostas a pagar para o fazermos. A Amazon, por exemplo, trouxe ao mundo o e-commerce, satisfazendo a necessidade de fazermos compras através da internet, sem termos de sair do conforto do nosso sofá.
 

2. Facilite a vida das pessoas

Uma máquina de café que prepara o café a uma hora específica para o bebermos assim que acordamos não é necessidade nenhuma, mas facilita-nos a vida e, só por isso, já é uma ideia de sucesso. Há sempre formas de facilitar as coisas, e por vezes até pequenas alterações podem vir a fazer a diferença. Afinal, todos seguimos a lei do menor esforço.
 

3. Preencha lacunas

Uma boa ideia de negócio não tem de ser revolucionária. Se for capaz de preencher uma lacuna num mercado já popular, pode vir a criar um negócio viável. Para tal, basta olhar para outras empresas e ver como poderia melhorar o serviço que estas prestam. Apesar de existir concorrência, isto não significa que não terá sucesso.
 

4. Melhore algo que já existe

Uma outra estratégia que pode utilizar para ter uma boa ideia de negócio é a de pensar naquilo que já existe, e ver o que pode melhorar, e como. Há várias empresas que começam deste modo e que acabam por crescer a olhos vistos, por terem no seu arsenal uma versão melhorada de algo que já existe.
 
Por vezes, melhorar apenas a eficiência é o suficiente para ter muito sucesso. Tudo o que ajuda as pessoas a pouparem tempo e/ou dinheiro pode fazer a diferença.
 

5. Pense no futuro

Elon Musk, CEO da Tesla, tornou-se num empreendedor de sucesso ao pensar no futuro e nos problemas que poderiam vir a existir. Elon Musk não só criou a Tesla, como também foi um dos fundadores do PayPal, uma outra empresa com muito sucesso. Pense em possíveis problemas que possam vir a existir no futuro, e descubra formas de os resolver.


Veja também: