Terapia bioenergética: como e para quem

A terapia bioenergética é muito utilizada para diminuir ou remover bloqueios emocionais. Descubra mais pormenores!

Terapia bioenergética: como e para quem
Uma alternativa para ativar a sua energia!

Antes de entrar verdadeiramente na terapia bioenergética, importa perceber a génese e o conceito da própria palavra. Bio significa vida, e energética refere-se, claro está, a energia! Basicamente, a palavra bioenergética remete-nos para a energia da vida.

A terapia bioenergética consiste numa série de exercícios de ativação de energia do nosso corpo e mente, sempre em sincronia com a respiração.

A ideia passa por “limparmos” o nosso corpo de todas as energias que nos são mais desfavoráveis. A respiração é essencial neste tipo de exercícios, pois vai ter diferentes ritmos e flutuações de acordo com a situação em causa: momento de raiva, de risada, de ansiedade, de medo… Esta terapia acompanha a energia que queremos “Limpar”.

Esta terapia bionergética é uma terapia alternativa e é utilizada em situações de bloqueios mentais e emocionais. Exemplos disso são situações de fobias, de stress constante, de crises de pânico, problemas de auto estima, problemas obsessivo-compulsivos ou até mesmo distúrbios ao nível gástrico e intestinal.

Exemplos de exercícios de terapia bionergética

De acordo com a zona do corpo que se trabalha nesta terapia, são tratados e resolvidos diferentes tipos de problemas e bloqueios. A título de exemplo:

  • A zona do diafragma corresponde ao desenvolvimento de maior controle do aparelho respiratório;
  • A zona dos pés e pernas têm o objetivo de “assentar” os pés do paciente na terra, ou seja torná-lo mais realista e com um maior poder de observação do mundo à sua volta;
  • A zona do peito está intimamente relacionada com emoções bloqueadas e com temas relacionados com os sentimentos e situações amorosas;
  • A zona da pélvis trata de desbloqueios de problemas de índole sexual;
  • A zona do pescoço, quando trabalhada, promove um maior relaxamento do corpo e um alívio das tensões acumuladas.

Essencialmente, na terapia bioenergética, cada parte do corpo corresponde a um tipo de bloqueio ou problema reprimido que pode ser, desta forma, desbloqueado ou eliminado.

Benefícios da terapia bioenergética

Relatos de quem já teve a oportunidade de realizar uma ou mais sessões de terapia bionergética apontam para um grande relaxamento, tranquilidade e sentimento de equilíbrio fruto do tratamento.

Além disso, como principais vantagens, são apontados:

  • Melhoria da respiração;
  • Sentimento de vitalidade profundo;
  • Maior perceção do mundo à sua volta – maior autoconsciência;
  • Facilidade de autocontrole e de expressão corporal;
  • Reencontro com o corpo.

Onde fazer

A terapia bionergética pode ser realizada em centros holísticos e gabinetes de terapias alternativas.

Nestas sessões, que têm a duração de cerca de uma hora, podem ser utilizadas técnicas de massagem, reiki, de cristais ou até mesmo de psicoterapia. O custo de cada sessão varia de acordo com o promotor, mas começa nos 50€.

Veja também: