Terapia Ocupacional: uma área profissional de futuro?

Descubra tudo sobre o setor da Terapia Ocupacional.

Terapia Ocupacional: uma área profissional de futuro?
Em que consiste a Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional é uma das áreas de estudos que pondera prosseguir? Então, dizemos-lhe exatamente em que consiste, qual o papel profissional dos terapeutas ocupacionais e que saídas estão disponíveis no Mercado de Trabalho, para que possa tomar uma decisão devidamente informada.


Em que consiste a Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional é o tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida através do envolvimento em atividades significativas, com o objetivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de funcionalidade e de independência nas ocupações em que desejam participar.



Qual o papel do terapeuta ocupacional?

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais da pessoa, assim como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades; identifica as áreas de disfunção e envolve a pessoa num programa estruturado de atividades de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde. As atividades são selecionadas de acordo com as necessidades pessoais, sociais, culturais e económicas e refletem os fatores ambientais que orientam a vida do indivíduo.



Quais as saídas profissionais?

O terapeuta ocupacional desenvolve atividades em instituições de prestação de cuidados de saúde, tanto públicas como privadas: hospitais, centros de saúde e centros especializados, nomeadamente de reabilitação; em instituições de educação, tais como agrupamentos escolares, jardins-de-infância, centros de atividades ocupacionais e residências e em instituições particulares de solidariedade social; em lares de terceira idade, na comunidade e no local de emprego com vista à preparação para a vida ativa; bem como em centros de investigação de ensino.



Onde frequentar um curso de Terapia Ocupacional?

A Licenciatura em Terapia Ocupacional enquadra-se nas áreas de estudos ligadas à Saúde. Pode ser frequentada em Beja, Leiria, Porto e Alcoitão, nas Escolas Superiores de Saúde destas cidades. O grau académico conferido é o 5, correspondente ao primeiro ciclo de estudos superiores segundo o Processo de Bolonha, e permite aceder a funções profissionais nos contextos de saúde e reabilitação referenciados.

Veja também: