Test drive ao BMW Serie 3 Gran Turismo: um coupé com muito espaço

O renovado BMW Serie 3 Gran Turismo ficou mais confortável, mais eficiente em termos de consumo e apresenta um design ainda mais arrojado.

Test drive ao BMW Serie 3 Gran Turismo: um coupé com muito espaço
Para famíias que procuram um carro desportivo

Passaram três anos e alguns meses desde que o primeiro BMW Serie 3 Gran Turismo (GT) chegou à gama de modelos da marca alemã. No final do ano passado, a marca alemã apresentou as alterações feitas na nova geração do Serie 3 Gran Turismo.

Fomos conferir se a mudança foi para melhor e destacamos, para começar, algumas mudanças ao nível estético, mas também mais equipamento e novas e mais eficientes motorizações. Mas vamos por partes para mostrar o que mais surpreende neste renovado BMW Serie 3 GT.

Tem linhas de um coupé mas espaço de uma berlina

No primeiro impacto visual com o exterior do BMW Serie 3 Gran Turismo não imaginamos que por dentro cabe uma família com todo o conforto que se espera de um carro premium. Foi essa uma das maiores alterações que verificámos, principalmente para quem viajou atrás.

Sendo este um modelo que combina as linhas de um coupé, é espantoso como consegue oferecer o espaço de uma berlina. Esta é, provavelmente, uma das razões que tem feito do BMW Serie 3 Gran Turismo, nos últimos meses, um modelo de grande sucesso em países como a China, Alemanha e Estados Unidos.

Como é habitual na BMW, e da mesma forma que aconteceu com as versões Sedan e Touring do Serie 3, as mudanças nas linhas estéticas são discretas. Existem três versões disponíveis – Sport Line, Luxury Line e M Sport  –  e para reconhecer cada uma delas basta olhar para  os para-choques e saias laterais, as rodas e uma série de equipamentos e sistemas de segurança.

C

BMW Serie 3 Gran Turismo: design subtil

As linhas foram retocadas de forma precisa, mantendo os parâmetros de qualidade que um cliente exige neste tipo de carro. Notámos que a parte frontal e a traseira têm uma aparência mais dinâmica do que a versão anterior.

O renovado Serie 3 Gran Turismo passou também a ter uns novos faróis full LED de série, acompanhados de faróis de nevoeiro também em LED, uma tecnologia que também foi aplicada aos faróis traseiras. Visualmente, estes faróis assentam que nem uma luva no BMW Serie 3 Gran Turismo e tornam-no ainda mais elegante.

Também os para-choques foram alterados e a marca introduziu mais opções de cor, três novos estilos de jantes e os mais variados materiais de revestimentos no habitáculo.

O interior, por sua vez, está mais requintado graças à aplicação de materiais e design atualizados. Ao entrarmos no Serie 3 Gran Turismo saltam à vista os novos elementos em cromado (que, por opção, podem ser em madeira). Se gosta de personalizar o seu automóvel, saiba que a marca bávara introduziu mais opções de revestimentos em pele para os bancos.

Os bancos da frente continuam a ser confortáveis, como se espera deste Serie 3, mas as maiores diferenças são mesmo na parte de trás, onde o conforto melhorou bastante. E, tal como se espera de um carro premium, tudo isto se reflete em detalhes agradáveis ao toque e uma melhor ergonomia.

C

Ainda mais tecnologia a bordo

A BMW também reforçou a tecnologia dentro do BMW Serie 3 renovando o sistema de navegação BMW Professional e introduzindo a base wireless de carga para smartphones. O interface do sistema de infoentretenimento ganha mais comandos. Com uma infinidade de acessórios, o BMW Serie 3 Gran Turismo que testámos vinha com o adaptador ‘snap-in’, que é um sistema de acoplamento que, além de carregar o smartphone, faz a ligação ao carro.

Por sinal, este acessório dá imenso jeito. Colocámos o iPhone no adaptador ‘snap-in’ e automaticamente tivemos acesso à informação que está no nosso smartphone  no carro. Através do ecrã digital gerimos as chamadas, as mensagens e até selecionámos as músicas que queríamos ouvir da nossa lista do Spotify.

E o processo para controlar o nosso smartphone através do carro é muito simples. Podemos fazê-lo de três formas: recorrer ao controlador i-Drive, no caso do condutor pode utilizar o volante multifunções, e ainda recorremos aos comandos através de voz. Claro, que utilizámos a Siri, assistente do iPhone, para nos realizar algumas tarefas, como efetuar as ligações telefónicas.

 

Gama de motores renovada

Com este novo Serie 3 Gran Turismo, a marca renova a gama de motores. Passam a ser três motores a gasolina e cinco Diesel, todos eles mais potentes e mais eficientes, com pequenas atualizações que, no conjunto permitem melhorar o consumo e até torná-los mais eficientes A marca garante que a nova geração de motores do Serie 3 Gran Turismo trouxe um reforço das prestações mas que não prejudica os consumos e emissões poluentes. E de facto, ligeiras mudanças notam-se.

Existem três motores a gasolina novos, desde os 184 cavalos até aos 326 cavalos, e cinco a diesel, a partir dos 150 cavalos até aos 313 cavalos. A BMW disponibiliza neste modelo tração traseira ou integral xDrive e a possibilidade de acoplamento à caixa automática Steptronic consoante as versões. Pelas nossas mãos passou a variante 325d que é uma das que a marca disponibiliza apenas com caixa automática.

Esta versão com motor 2.0 de quatro cilindros conta com 224 cavalos de potência, permitiu responder com eficiência e vigor no ensaio em estrada, e manteve consumos bem simpáticos. Nos dias que conduzimos a versão 325d Gran Turismo registámos uma média 4,8l a 5,2 l/km. Números que foram possíveis graças às melhorias que a marca fez nos motores mas também no sistema start-stop, com o facto deste modelo ter caixa de velocidades automática, e com a ajuda do sistema de regeneração da energia da travagem.

Ainda tivemos uma pequena ajuda do novo modo ECO PRO, que é agora ainda mais eficiente. Se é daqueles condutores que gosta de uma condução mais agressiva sem se preocupar com os consumos, sugerimos que experimente o modo Sport. A condução em modo Sport é bem desportiva e recheada de adrenalina, embora o carro mantenha todos os sistema de segurança em alerta.

Desde a sua chegada o BMW Serie 3 Gran Turismo já vendeu mais de 130 mil unidades em todo o mundo. A meio do seu ciclo de vida, a marca bávara oferece um ‘restyling’ recatado mas que marca uma diferença entre a anterior geração. O renovado BMW Série 3 Gran Turismo tem linhas ainda mais acentuadas de um coupé mas ganhou em espaço interior, em motores mais eficientes e muitos mais equipamentos que vão deixar qualquer família satisfeita.

C

Ficha técnica BMW 325d Gran Turismo

  • Cilindros/válvulas: 4/4
  • Cilindrada em cm3: 1.995
  • Curso/diâmetro em mm: 90.0/84.0
  • Potência máxima em kW (cv)/rpm: 165 (224)/4.400
  • Binário máximo (Nm)/rpm: 450/1.500-3.000
  • Velocidade máxima em km/h: 240
  • Aceleração 0-100 km/h (s): 6.4
  • Consumo EU/cidade/estrada/combinado (l/100 km): 5,3-5,5 / 4,4-4,7 / 4,7-5,0
  • Emissões de CO2 combinadas (g/km): 124-131
  • Capacidade do depósito (l) aprox.: 57
  • PVP a partir de: 44.100€
  • PVP (viatura ensaiada): 75.370,01€

Veja também: