Ekonomista
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19 Abr, 2019 - 12:00

Ensaio Hyundai Santa Fe: família aprova SUV de sete lugares

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A aposta da marca no Hyundai Santa Fé é no sentido de que este SUV seja visto como uma opção familiar de muito conforto.

Test drive Hyundai Santa Fe: família aprova SUV de sete lugares

Com os SUV na moda, os monovolumes foram perdendo adeptos entre os portugueses. Hoje, os grandes SUV modernos e confortáveis são os mais procurados pelas famílias numerosas. Depois de alguns dias ao volante do Hyundai Santa Fe 2.2 CRDi Premium conseguimos perceber que é um verdadeiro carro de família.

O renovado Hyundai Santa Fe demonstra que a fabricante sul-coreana está pronta para entrar na disputa por um lugar entre os SUV de grande tamanho. Pelas nossas mãos passou a versão do Santa Fe Premium Auto 4×2, que claramente está mais direcionada para estrada e não para todo-o-terreno, embora mantenha algumas características que nos permitem entrar em trilhos de terra batida sem problemas.

A aposta da Hyundai no renovado Santa Fé é dar às famílias um nível de conforto acima da média. Nas várias viagens que fizemos com a família, o conforto e o espaço eram logo à partida elogiados. O interior tem sete lugares, com dois bancos instalados na mala. Verdade seja dita que mesmo com o banco traseiro quase livre, os mais novos preferem ir nos de trás.

Interior de sete lugares
Fonte: Hyundai

Embora estes dois lugares sejam confortáveis para as crianças, um adulto já se sente um pouco sem espaço ao fim de alguns quilómetros de viagem. E porque se trata de um carro familiar, a bagageira do Santa Fé é generosa: com os bancos da mala montados oferece 516 litros, um espaço que aumenta para 585 litros se os dois bancos não tiverem montados e para os 1.615 litros se deitarmos os bancos do meio.

Interior do Hyundai Santa Fe mais sofisticado

O habitáculo deste SUV também foi alvo de uma remodelação. Porque a marca quer fazer deste modelo um SUV premium, o interior combina agora peças em pele de grande qualidade, tecidos e materiais com um toque mais suave. Não notámos barulhos nos vários tipos de estrada por onde circulámos, o que significa que a fabricante sul-coreana teve em atenção a qualidade dos materiais.

O novo Hyundai Santa Fe tornou-se mais sofisticado, está mais confortável e, claro, conta com muito espaço. A posição de condução é mais alta, tal como se espera num SUV. A coluna de direção é regulável, o que ajuda a conseguir uma posição mais confortável e segura.

Em termos de segurança, o Hyundai Santa Fe é uma referência entre o segmento. Entre alguns sistemas de segurança deste grande SUV estão a travagem de emergência, correção de volante, ABS com distribuição de força na travagem, sensores de chuva e luminosidade, câmara de ajuda ao estacionamento em 360 graus,  estacionamento semiautónomo, monitorização da pressão dos pneus, sistema de ajuda ao arranque em subidas, indicadores de mudança de direção integrados nos retrovisores e sistema de assistência à faixa de rodagem.

No painel de instrumentos consultámos informações acerca do consumo de combustível e selecionámos o nosso destino no sistema de navegação. Aqui as funcionalidades são imensas. A consola central conta com um ecrã táctil bem generoso, que inclui sistema de navegação e multimédia ligado a um sistema de som Infinity com 8 colunas e 2 tweeters distribuídos pelo carro.

Como se trata de um carro a pensar na família, não faltam no Santa Fe espaços de arrumação ou locais de carregamento dos gadgets. Aliás, a marca sul-coreana colocou mesmo uma tomada de corrente auxiliar na bagageira, útil para carregar o ‘tablet’ da criançada em plena viagem.

A lista de equipamentos auxiliares à condução é também extensa. Não falta o retrovisor electrocromático com bússola – já habitual na marca – ar-condicionado automático dupla zona, porta AUX + USB, cruise-control, travão de estacionamento elétrico, auxiliar de ângulo motor e limitador de velocidade, entre muitos outros.

santa fe
Fonte: Hyundai

Design mais urbano

Se o interior do Hyundai Santa Fe está mais sofisticado, o exterior surge com um estilo aventureiro, urbano e mais sedutor. O novo design do Hyundai Santa Fe adota um estilo desportivo e jovem que se faz notar assim que olhamos para a sua frente. O novo desenho da grelha brilhante hexagonal,  os faróis de nevoeiro e as luzes de dia em LED fazem dele um SUV com umas linhas muito atraentes.

Os faróis têm um aspeto rasgado e as luzes diurnas em LED realçam o estilo do Hyundai Santa Fe. Na traseira, as óticas foram redesenhadas e estão envoltas em alumínio escovado. Destaca-se ainda o spoiler traseiro e uma saída dupla de escape com design retangular. Os vidros são escurecidos para maior conforto de toda a família.

Hyundai Santa Fé
Fonte: Hyundai

Motor cumpre a norma Euro 6

O grande Hyundai Santa Fe tem debaixo do capot um motor 2.2 CRDi, que foi melhorado e cumpre a norma Euro 6, imposta para carros que circulem na União Europeia. Com uma potência de 200 cavalos, este gigante consegue atingir uma velocidade máxima até 203 km/h (claro que não atingimos esta velocidade, pois as nossas autoestradas não o permitem).

Na versão ensaiada contávamos com uma caixa automática de seis velocidades que se revelou ágil e, em conjunto com a direção equipada com Flex Steer (um sistema de assistência elétrica) permitiu-nos aumentar o prazer da condução.

O comportamento em estrada foi sempre bastante agradável, para toda a família. Em curva, o Hyundai Santa Fe porta-se bastante bem e nas travagens é eficaz. Nesta atualização, a Hyundai deixou para trás a versão com tração integral, que em Portugal acaba por ser penalizada por pagar classe 2 nas portagens.

A versão ensaiada era de 4×2 (tração dianteira) que, além de ter um preço mais acessível, paga classe 1 nas portagens com Via Verde. No global, o renovado Hyundai Santa Fe é um automóvel familiar moderno, visualmente atraente com um nível de equipamento Premium. O consumo, sempre acima dos 9 litros, é provavelmente o preço a pagar para se ter este gigante nas mãos.

ALT 7 lugares hyundai

Ficha técnica Hyundai Santa Fe

  • Motor: R 2.2 CRDi – Euro VI
  • Combustível: Diesel
  • Número de cilindros: 4
  • Cilindrada (cc): 2199
  • Potência máxima (cv (kW) / rpm): 200 (147) / 3800
  • Binário máximo (Kg.m (Nm) / rpm): 440/1750 – 2750
  • Consumo urbano/extra urbano/combinado (l/100 km): 8,0/5,8/6,6
  • Emissões CO2 – Combinado (g/km): 174
  • Velocidade Máxima (km/h): 203
  • Comprimento (mm): 4690
  • Largura (mm): 1880
  • Altura (mm): 1680 (c/barras)
  • Distância entre eixos (mm): 2700
  • Volume da bagageira (l): 516/1615
  • PVP: 59.638,85 (sem despesas de legalização, transporte)
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