Sara Piteira Mota
Sara Piteira Mota
02 Mai, 2017 - 11:39

Test Drive Seat Ateca: um modelo que fica para a história da marca

Sara Piteira Mota

O Seat Ateca é o único modelo da fabricante que reúne as características de um verdadeiro todo-o-terreno.

Test Drive Seat Ateca: um modelo que fica para a história da marca

A Seat demorou a lançar o primeiro SUV, mas o resultado valeu o tempo de espera. O Seat Ateca chegou a Portugal no final do Verão de 2016, e só agora tivemos oportunidade de o testar.

Ao volante do Ateca fomos passear por terras alentejanas e, nos mais de 200 quilómetros que fizemos, este SUV registou uma média de consumo muito boa: 6 l/100km.

Debaixo do capot, o “nosso” Seat Ateca tinha a versão mais acessível, que por sinal conta com um competente motor 1.0 TSI de 115 cavalos. Em termos de nível de equipamento, esta versão está equipada com ar condicionado, Media System com ecrã tátil de 5 polegadas, travão de estacionamento elétrico e vários sistemas de segurança (por exemplo sete airbags), front assist, detetor de fadiga e sensor de pressão de pneus.

placeholder-1x1
Fonte: Seat

A versão foi uma excelente surpresa, pois embora seja a mais “fraca”, nunca sentimos o Seat Ateca perder potência, e a resposta foi sempre precisa. Já para não falar nos consumos, que surpreenderam pela positiva.

O Seat Ateca está disponível em três níveis de equipamento – Reference, Style e Xcelence – e com motorizações de 115 cavalos a 190 cavalos de potência. Se gosta de mais potência sugerimos que experimente o Seat Ateca com um motor 2.0 TDI de 150 cavalos, tração permanente às 4 rodas e a caixa automática DSG. Esta versão é indicada para quem aprecia um todo-o-terreno. Descubra mais algumas características no vídeo de demonstração sobre o Ateca.

Seat Atecca: design minimalista e elegante

O Ateca partilha a plataforma MQB utilizada nos outros modelos do grupo Volkswagen – como o VW Tiguan. E embora haja semelhanças entre eles, a Seat escolheu um design bem mais minimalista, linhas modernas com poucas curvas, uma frente atrativa, cavas das rodas alargadas e uma altura ao solo elevada. Uma imagem que, no global, faz deste SUV um dos mais interessantes do mercado.

Parece-nos que este Ateca é um Seat Léon mais volumoso e com mais classe. O design e o desenvolvimento do Ateca foram criados pela Seat Martorell.

Na nossa opinião, há uma grande diferença entre o Seat Ateca e os outros modelos semelhantes do grupo alemão. Nota-se que a marca espanhola colocou uma boa dose de emoção neste modelo fazendo com que seja um carro bom em termos dinâmicos e com um comportamento entusiasta. Caraterísticas que resultam no verdadeiro prazer de condução que muitos concorrentes não conseguem proporcionar.

Interior a pensar na família

placeholder-1x1
Fonte: Seat

Ao entrar no Seat Ateca “respira-se” bom gosto. Embora não seja um modelo premium, a Seat deu bastante atenção aos materiais utilizados e acabamentos que são de boa qualidade. Também o nível de insonorização é elevado.

Quando nos sentámos ao volante foi fácil encontrar uma boa posição de condução, graças aos apoios laterais dos bancos que ajudaram a fazer uma viagem confortável. Como se trata de um SUV, a posição de condução é elevada, o que permitiu uma boa visibilidade da estrada. E, nas manobras, a câmara traseira ajuda a estacionar sem problemas.

placeholder-1x1
Fonte: Seat

É definitivamente um modelo configurado a pensar nas famílias. O habitáculo é espaçoso – que nos diga a nossa família de cinco -, a posição de condução é boa para quem viaja bastante, e existem ainda muitos espaços de arrumação, o que dá jeito para tablet e brinquedo a bordo. O ecrã táctil de 5 polegadas é grande o suficiente e está colocado numa posição próxima e acessível ao condutor e passageiro da frente.

Porque é um carro a pensar nas famílias, a marca espanhola dotou o Seat Ateca de espaço suficiente atrás para os passageiros, sobrando ainda lugar para uma bagageira com 510 litros de capacidade nas versões de tração dianteira. A mala reduz a capacidade para 485 litros nos modelos 4Drive.
O desempenho deste SUV compacto é de nota máxima em cidade, e permite escolher entre três modos de condução: Normal, Sport e Eco.

Acreditamos que o Seat Ateca tem argumentos muito fortes para fazer frente à concorrência, tais como, espaço interior, design, prazer de condução e eficientes motorizações. E o preço é bastante competitivo para um SUV. Na nossa opinião, este SUV está ao nível dos melhores do segmento.

Seat Ateca 1.0 TSI 115cv Start/Stop

  • Motor: dianteiro transversal, gasolina, alumínio, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, turbo, injecção directa, intercooler, start/stop
  • Cilindrada (cc): 999 cc
  • Potência (cv/rpm): 115/5.000-5.500
  • Binário (Nm/rpm): 200/2.000-3.500
  • Velocidade máxima (km/h): 183
  • Aceleração (0 seg. 0-100 km/h): 11
  • Tracção: dianteira
  • Transmissão: manual 6 velocidades
  • Consumo misto (l/100km): 5,2
  • Consumo urbano (l/100km): 6,2
  • Cons. extra-urbano (l/100km): 4,6
  • Emissões CO2 g/km (Euro VI): 119
  • PVP (versão ensaiada): 27.375€
Veja também