AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Guia essencial de Testes de QI

Apresentamos todos os prós e contras dos testes de QI.

Guia essencial de Testes de QI
Testes de QI – o que precisa de saber

Já alguma vez fez testes de QI? Saiba como deve fazer e como interpretar os resultados, sempre com as devidas reservas! E lembre-se: há múltiplos tipos de inteligência, pelo que nunca deve ver o resultado do seu teste como determinante.


Testes de QI – o que precisa de saber

Os testes de QI são utilizados em situações académicas, quando é necessário balizar o nível de inteligência de um aluno que se suspeita estar muito acima ou muito abaixo da média, ou em contexto profissional, recorrentemente no decurso de processo de recrutamento e de seleção.



O que significa, afinal, a sigla QI?

Quociente de inteligência é uma medida padronizada obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de um indivíduo. É a expressão do nível de competência num determinado momento em relação ao padrão comum à sua faixa etária, considerando que a inteligência de um indivíduo, em qualquer momento, é o "produto" final de uma complexa sequência de interações entre fatores ambientais e hereditários.



O que avaliam os testes de QI?

Estes testes destinam-se a avaliar um ou mais tipos de inteligência, com predominância do raciocínio lógico-matemático, sobrevalorizado nos países ocidentais.



Tipos de testes de QI

Os testes de QI podem ser do tipo verbal ou não-verbal. No primeiro caso, destinam-se a avaliar a capacidade de apreender conceitos e no segundo é avaliado o pensamento abstrato e a capacidade de estabelecer sequências lógicas.



Onde fazer testes de QI online

Existem múltiplos sites onde pode fazer, gratuitamente, testes para avaliar o seu quociente de inteligência. Lembre-se, porém, de que nem todos são fiáveis. Se tem mesmo curiosidade em saber qual o seu QI, recorra a um especialista da área da Psicologia para lhe aplicar os testes corretamente.



Limitações dos testes de QI

Quaisquer testes psicotécnicos, incluindo-se nestes os testes de QI, devem ser utilizados com reservas, devendo os seus resultados ser interpretados por um especialista. Os testes nunca são fiáveis a cem por cento e revelam uma parte ínfima do espectro de conhecimentos do indivíduo. Por outras palavras, se outras fossem as dimensões avaliadas, outros seriam os resultados. No entanto, estes testes podem ser usados como ferramenta de auto-conhecimento, e se assim forem perspetivados, podem ser-lhe muito úteis.

Veja também: