Publicidade:

Exemplos de testes psicotécnicos online e grátis

Precisa de se familiarizar com os testes psicotécnicos? Está ao seu alcance. Vamos descobrir como se pode preparar para a sua próxima prova.

Exemplos de testes psicotécnicos online e grátis
O que são testes psicotécnicos e para que servem?

Os testes psicotécnicos são testes vulgarmente usados nas ações de recrutamento das empresas e são dirigidos aos candidatos que se candidatam a um emprego, sendo geralmente aplicados antes da entrevista.

O que são testes psicotécnicos e para que servem?


Os testes psicotécnicos servem, essencialmente, para o visado ficar a conhecer melhor as suas próprias aptidões e capacidades. Mais especificamente, os testes psicotécnicos servem para analisar diversos traços de caráter e desvendam traços de personalidade dos candidatos, no que toca ao equilíbrio emocional, tolerância à frustração, ansiedade, agressividade, motivação, entre outros.

teste psicotécnico

Em contexto escolar

São também usados nas escolas, nomeadamente na transição do ensino básico para o ensino secundário, como ferramenta auxiliar na escolha de curso, ajudando-os a escolher a área mais adequada ao seu perfil.

Preparação para candidatura a emprego

A falta de preparação do candidato para realizar testes psicotécnicos pode ser, por si só, um fator de exclusão, mesmo que ache que tem as aptidões necessárias para o trabalho. Por isso, é mesmo boa ideia preparar-se.

Se pretende candidatar-se a um emprego cujo processo de recrutamento envolva a realização de teste psicotécnicos, deverá saber que este método de seleção é escolhido quando os empregadores pretendem avaliar certas capacidades e aptidões específicas – em suma, é uma forma de avaliar as suas aptidões pessoais.

Por outro lado, os testes também permitem fazer uma triagem rápida de um grande número de candidatos, tornando mais céleres e menos dispendiosas as fases seguintes do processo de seleção.

Tipos de testes psicotécnicos

De entre os tipos de testes psicotécnicos que pode encontrar, contam-se os de cálculo numérico, de aptidão e compreensão verbal, de raciocínio, de atenção e perceção, ou de resistência à fadiga, sem esquecer os testes de personalidade.

Testes psicotécnicos online e grátis? Onde encontrar?

Se pretende realizar testes online e de forma gratuita, para preparar-se melhor, vai gostar de saber que o site Testworld oferece uma grande variedade de testes psicotécnicos, organizados por categorias.

Se procura testes psicotécnicos para avaliação de caraterísticas de personalidade, e não se importar com a escrita em espanhol, o site 16 personalities é uma excelente opção. Além disso contém informação muito útil, como truques para superar com êxito este tipo de provas.

No site Testevocacional, tal como o nome indica, poderá fazer um teste para tentar descobrir as suas áreas de apetência profissional. Este teste psicotécnico é direcionado para quem precisa de descobrir a área de estudo ou profissional para a qual estará, à partida, mais vocacionado.

Veja também: