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Tipos de cartão de crédito disponíveis no mercado

Existem vários tipos de cartão de crédito, adaptando as suas condições às preferências dos consumidores. Tente ter isso em conta na sua escolha.

Tipos de cartão de crédito disponíveis no mercado
Fique a conhecer as opções disponíveis para os consumidores

À medida que a sua utilização foi crescendo, foram surgindo vários tipos de cartão de crédito. O cartão de crédito permite ao seu utilizador fazer pagamentos ou levantar dinheiro sem que tenha necessariamente as disponibilidades monetárias naquele momento.

Daí advém o seu nome, uma vez que a instituição que administra o cartão coloca à disposição do cliente um plafond mensal até ao qual é possível fazer compras. Posteriormente, em data acordada, o cliente terá de reembolsar a instituição de crédito no montante que gastou.

Por norma, estes cartões oferecem outro tipo de vantagens e pontos, como forma de fidelização dos clientes. Estas vantagens podem ir desde viagens, estadias em hotéis até descontos em algumas entidades parceiras, como bombas de gasolina ou até seguradoras. Dentro de uma mesma instituição pode existir uma gama variada de opções, adaptando as ofertas e condições ao perfil dos seus clientes.

É de referir que, mesmo após encontrar um cartão que apresente as características consideradas mais convenientes para determinada situação pessoal, a sua utilização deve ocorrer com ponderação.

Alguns dos fatores que têm gerado mais avisos estão relacionados com a ilusão de disponibilidades financeiras, podendo levar ao endividamento pessoal, ou o risco de fraude nalgumas compras, como é o caso da internet. No caso de não haver condições de reembolso no prazo estipulado, vão-se acumulando juros sobre o montante não pago, aumentando a dívida.

Tipos de cartão de crédito: quanto à utilização


Cartão de crédito convencional

São cartões geridos por instituições financeiras, como é o caso dos bancos, com as quais são acordadas todas as condições. Entre estas estão o plafond – montante mensal colocado à disposição do cliente – a data-limite de pagamento – momento em que será debitado da conta do cliente o montante gasto por este – e os custos associados como as anuidades/mensalidades e eventuais juros de incumprimento.

Desta forma, para além dos pagamentos a crédito, o cliente poderá ainda levantar dinheiro, também a crédito, em ATMs ou balcões de atendimento. Esta opção, também designada cash advance, pode não estar disponível nalguns casos ou obedecer a condições diferentes das compras. Não obstante, todas as condições deverão estar devidamente estabelecidas no momento em que este serviço é contratado.

Dentro das várias opções disponibilizadas pelas instituições bancárias, o número de vantagens e benefícios dos cartões de crédito tende a variar positivamente com os montantes disponibilizados, bem como com o maior aprofundamento da relação entre cliente e banco. As designações mais comuns poderão ir do Classic ao Gold ou Platinum, por exemplo.

Cartão de débito diferido

Dentro dos tipos de cartão de crédito, pode ser enquadrado numa subcategoria destes cartões, possuindo particularidades mais específicas. Estes cartões estão associados a uma conta à ordem e permitem realizar pagamentos ou levantamentos de dinheiro sem que esses movimentos se reflitam automaticamente na respetiva conta.

À semelhança dos cartões de crédito, estes montantes são depois debitados em data acordada entre cliente e banco, não havendo lugar, neste caso, a pagamento de juros. Outra semelhança é a existência de um plafond máximo que poderá ser utilizado mensalmente.

Cartão de crédito associado a determinada marca

Algumas marcas ou comerciantes disponibilizam aos seus clientes cartões de crédito passíveis de ser utilizados nas suas lojas. Estes cartões não estão associados a nenhuma conta bancária. Em vez disso, as marcas estabelecem acordos com instituições financeiras, de forma a permitir aos seus clientes o pagamento de alguns produtos mais caros em prestações.

Estes cartões podem trazer outros benefícios adicionais, surgindo enquadrados numa estratégia de fidelização por parte dessas marcas. A título de exemplo podem ser referidos alguns:

  • Cartão de crédito TAP;
  • Cartão de crédito Worten;
  • Cartão de crédito FNAC.

 

cartão de crédito

Tipos de cartão de crédito: as principais marcas


Visa

É o número um a nível a mundial, tendo uma aceitação generalizada de alcance global. Com estes cartões é possível realizar pagamentos em várias lojas e sites, bem como levantar dinheiro em praticamente todas as geografias do globo. Nos bancos portugueses, é também comum vermos o seu logótipo, associado a várias versões: Classic, Gold, Platinum ou Infinite.

MasterCard

Estes cartões têm conquistado uma posição cada vez mais semelhante aos cartões Visa, beneficiando também de aceitação generalizada. É igualmente seguro e dispõe de atendimento 24 horas por dia para apoiar os clientes.

American Express

Não possui a mesma aceitação que os outros dois e não é tão comum vê-lo em território nacional. Beneficiando de outro tipo de vantagens, este cartão tende a não permitir pagamentos fracionados.

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João Parreira João Parreira

João Parreira frequenta atualmente o Master in Economics na Faculdade de Economia do Porto, ao abrigo do QTEM Masters Programme. Licenciado em Economia na mesma faculdade, teve ainda um ano de experiência profissional em auditoria na Deloitte. Durante os anos académicos, participou em diversas organizações e associações, destacando-se o cargo de Diretor Geral de Sistemas da FEP Junior Consulting, a júnior empresa de consultoria da Faculdade de Economia do Porto.