Tipos de cartão de crédito

O cartão de crédito é um meio de pagamento muito utilizado pelos portugueses, mas existe mais do que um tipo. Saiba quais as diferenças entre eles.

Tipos de cartão de crédito
Saiba que tipos de cartão de crédito existem

O conceito de cartão de crédito foi criado com o principal objectivo de permitir que as pessoas possam fazer pagamentos através da contratação de um crédito. Se não tiver disponível o dinheiro à ordem, o cartão de crédito permite efectuar pagamentos até um determinado valor definido previamente entre banco e cliente. Dessa forma, o banco está a avançar dinheiro ao cliente que será depois reposto pelo mesmo mais tarde, mediante o prazo que tiver sido acordado.
 

Tipos de cartões de crédito disponíveis no mercado

Com o passar do tempo foram-se desenvolvendo várias modalidades de pagamento e plafonds associados aos cartões de crédito. Também com a crise e com as dificuldades financeiras das famílias, este tipo de cartões foram ganhando mais espaço nas famílias portuguesas e trazendo vantagens e desvantagens
No entanto, só existem três tipos de cartões de crédito que apresentamos de seguida.
 

1. Cartões de crédito (emitidos por uma instituição financeira)

Os cartões de crédito emitidos por entidades bancárias são cartões associados à conta corrente do cliente e que exigem determinadas regras. São definidos plafonds, prazos de pagamento dos créditos entre outros limites. Dentro deste tipo de cartão de crédito, existem alguns exemplos com vantagens associadas, como pacotes de seguros, taxas mais baixas, entre outros. No entanto, estas características variam de banco para banco e também dependem do tipo de conta associada.
 

2. Cartão de débito diferido

O cartão de débito diferido é um tipo de cartão de crédito especifico. É um cartão que está a agregado à conta à ordem do subscritor e possibilita que este efectue levantamentos no Multibanco e compras de bens e serviços, sem que o dinheiro esteja efectivamente na conta.
O débito na conta do titular será efectuado posteriormente, numa data definida entre o banco o o detentor do cartão. No caso do cartão de débito diferido, não há lugar ao pagamento de juros e, regra geral, tem associado um limite de crédito balizado.
 

3. Cartões de crédito emitidos por empresas ou marcas

Hoje em dia já quase todas as grandes marcas emitem cartões de crédito aos clientes que não estão associados a nenhuma conta bancária. As marcas têm acordos com as instituições de crédito de forma a permitirem criar linhas de crédito que ofereçam aos seus clientes a possibilidade de comprar os seus produtos faseadamente.
Estes cartões também funcionam como cartões de fidelização que oferecem vantagens únicas, como promoções, bonús, ausência de juros, entre outros.
 
Alguns exemplos de cartões de crédito de marcas
  • Cartão de crédito FNAC
  • Cartão de crédito WORTEN
 

Como é definido o plafond?

O cartão de crédito tem associado um limite máximo de crédito que é sempre estipulado entre o cliente e o banco. O cliente está autorizado a fazer pagamentos ou levantamentos até esse montante acordado.
 

E se o cliente não regularizar o crédito?

Caso o cliente não regularize o montante em dívida no tempo acordado, ficará sujeito a pagamento de juros associados.
 

Outros tipos de cartões bancários:

Além dos cartões de crédito, existem outros tipos de cartões, como o tradicional cartão de débito e o cartão pré-pago.
 
Veja também: