AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

11 tipos de colegas de trabalho que existem em todos os empregos

Há vários tipos de profissionais e vários tipos de colegas de trabalho, mas alguns são comuns a todos os empregos. Ora veja.

11 tipos de colegas de trabalho que existem em todos os empregos
Descubra quantos identifica no seu local de trabalho.

Além dos vários tipos de chefe, existem também vários tipos de colegas de trabalho. É sobre eles que nos debruçamos desta vez. Em qualquer empresa ou qualquer trabalho (salvo algumas exceções) todos os profissionais estão integrados em equipas de trabalho formadas por profissionais com diferentes perfis, competências, habilidades ou backgrounds e (mais importante ainda) têm que saber lidar com eles.

Claro que lidar com personalidades e feitios diferentes pode ser um desafio, mas que pode ser ultrapassado. Basta que analise cada perfil e tente conviver com os seus colegas de trabalho da melhor forma possível. E pode começar pode determinar o tipo de colegas que o rodeiam.
 

6 Tipos de colegas de trabalho comuns a todos os empregos

Se tentar analisar todos os seus colegas de trabalho, certamente vai perceber que todos têm as suas particularidades (e acredite, eles pensarão/dirão o mesmo sobre si. Faz parte!). Mas sim, há colegas de trabalho para “todos os gostos e feitios”. Há deles mais fáceis, com quem é relativamente simples trabalhar, e há outros mais difíceis, para os quais vai precisar de uma dose – q.b. – de paciência e tato para lidar com eles.

 A parte engraçada – digamos assim – é que se falar com amigos ou familiares, por exemplo, sobre os seus colegas de trabalho, é muito provável (se não mesmo certo) que eles identifiquem algum colega deles. Faça o teste. Conheça alguns tipos de colegas de trabalho que existem tem todos os empregos e depois tente “compará-los” com os dos seus amigos e familiares.

 

1. O dedicado

É aquele tipo de colega que está super comprometido e empenhado no seu trabalho e que, tendencialmente, assume mais tarefas do que deveria (até as tarefas incompletas de outros membros da sua equipa) e que acaba por ficar sobrecarregado com trabalho. Ainda assim não é (por norma) um colega de difícil trato, pelo que até pode (e deve) falar com ele para o alertar para essa situação.

 

2. O “cusco”

Sabe tudo de todos, até mesmo da vida pessoal dos outros colegas, e “faz questão” de espalhar essa informação pela empresa. É aquele tipo de colega que “gosta” de ouvir as conversas dos outros, espreitar as secretárias ou até os monitores dos computadores dos colegas para saber o que estão a fazer e que depois gostam de espalhar rumores para quem quer que seja que esteja disposto a ouvi-los. É o tipo de colega com quem deve ter cuidado e evitar certas conversas, por exemplo.
 


3. O competitivo

Para estes todos os outros colegas de trabalho são rivais, seja pelos benefícios, promoções ou algum tempo da atenção das chefias. É certo que um pouco de competitividade não faz mal a ninguém, mas este tipo de colega de trabalho elevas as coisas a outro nível ou patamar da competição (normalmente longe demais), já que é o tipo de pessoa que não olha a meios para ultrapassar os colegas ou atingir os seus fins.

 

4. O “parceiro”

Sim, eles também existem. É aquela pessoa que realmente valoriza as boas relações com os seus colegas.  São aquele tipo de colegas com quem sabe que pode contar no trabalho.

 

5. O procrastinador

Promete muito, mas nunca cumpre. É aquele que espera sempre até ao último minuto para fazer o seu trabalho, que habitualmente falha os prazos e que tem sempre uma desculpa (a mais “famosa” entre este tipo é que tem sempre muito trabalho).

 

6. O crítico

É aquela pessoa que adora questionar ou até “rebaixar” as ideias dos outros. Este pode assumir uma de duas vertentes: pode ser aquele que tem papel importante na equipa, na medida em que questiona e “espicaça” os colegas e faz com que acabem por melhorar as suas ideias ou projetos; ou (na grande maioria das vezes) critica apenas por criticar, mas raramente apresenta ideias ou toma a iniciativa.



7. O atrasado

Arranja sempre uma desculpa fantástica para chegar tarde: o trânsito, o cão que engoliu as chaves do carro, a tia que morreu pela quinta vez…



8. O pedante

É aquele que considera que tem sempre razão. Fala muito, desconcentra todos à sua volta com histórias e experiências fantásticas que provavelmente nunca aconteceram! A sua palavra preferida é “Eu…”!



9. O ambicioso

Não é confiável! Aparentemente é muito simpático, mas está sempre pronto para roubar as suas ideias ou ficar com os seus projetos. Não olha a meios para atingir os fins. O melhor mesmo é ficar longe!



10. O amargurado

Passa o tempo a queixar-se de qualquer coisa e a reclamar por tudo e por nada. Dificilmente conseguirá arrancar-lhe um sorriso. Aconteça o que acontecer, só consegue ver o lado negativo da vida. É um verdadeiro consumidor de energia alheia! Conselho: mantenha-se longe!



11. O engraçado

Não consegue estar calado e é excelente a contar piadas que só ele entende.

 

Quantos identificou?

Se identificou um ou mais tipos de colegas de trabalho, é normal. Apesar de todas as diferenças possíveis, em contexto de trabalho, estas tipologias de colegas são comuns a qualquer cenário. Independentemente dos colegas que o rodeiam o importante é que saiba lidar com eles. Como sabe, não lhe são dados a escolher os seus colegas de trabalho, mas se tiver sorte não terá problemas em trabalhar com eles.


Veja também: