AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Tipos de contrato de trabalho

Saiba quais que tipo de contrato de trabalho mais comuns e o que os caracteriza.

Tipos de contrato de trabalho
Saiba que tipos de contrato de trabalho existem no mundo laboral

Um contrato de trabalho consiste num compromisso entre a entidade patronal e o funcionário. Neste acordo, o funcionário compromete-se a prestar os seus serviços à empresa que contrata, recebendo em troca um salário que é por norma mensal.   Mas a lei laboral mudou muito nos últimos anos e hoje em dia os contratos feitos aos trabalhadores já não são o que eram.  

Quais os tipos de contrato de trabalho mais utilizados?

Actualmente, existem diversos contratos de trabalho que são reconhecidos por lei e que as empresas vão aplicando conforme as condições e o tipo de trabalho em causa. Segundo uma análise breve ao panorama laboral, é premente concluir que existem mais de 10 tipos de contrato que podem ser utilizados pelas entidades. Ainda assim, nem todos são os mais comuns, sendo que as empresas utilizam maioritariamente os seguintes:

 

Contrato a termo certo

É um contrato realizado entre a entidade empregadora e o trabalhador e que pode durar até um máximo de três anos. Este contrato é muito utilizado, por exemplo, para aqueles que estão à procura do primeiro emprego.

 

Contrato a termo incerto

Este tipo de contrato também é um contrato que visa cobrir necessidades temporárias da empresa e que pode surgir quando é preciso substituir algum funcionário temporariamente, quando é preciso executar uma obra ou um projecto com um prazo definido ou simplesmente para cumprir actividadades sazonais.  

 

Contrato sem termo

Este tipo de contrato vai sendo raro hoje em dia e representa um acordo entre a empresa e o funcionário sem uma duração pré-estabelecida. Normalmente este é um contrato, que por não ter data de fim, tem sempre associado um período experimental.  

 

Contrato a tempo parcial

O contrato a tempo parcial revela que o período normal de trabalho semanal é sempre inferior ao período estipulado por lei para os trabalhadores a tempo inteiro, que são as 40 horas semanais.  

 

Outros contratos de trabalho menos comuns

Existem ainda outro tipo de contratos, menos comuns actualmente. São eles:  

  Veja também: