Os 5 tipos de empreendedores mais comuns que há

Conheça diferentes tipos de empreendedores e saiba como poderá vir a ter mais hipóteses de ser bem-sucedido ao saber como lidar com os diferentes tipos

Os 5 tipos de empreendedores mais comuns que há
Saiba em que tipo se insere

Nem todos os empreendedores são iguais, há vários tipos de empreendedores no mundo, que encaram de forma diferente os desafios que têm pela frente, tendo apenas em comum algumas características. Vamos basear-nos nos tipos definidos pelo autor e consultor Kimanzi Constable  que escreveu no site Entrepreneur apenas sobre cinco tipos diferentes.

Saber qual o tipo em que se insere, e como deve lidar com essa informação pode ser crucial para vir a ter sucesso pois poderá evitar colocar entraves no seu próprio percurso.
 

5 tipos de empreendedores que tem de conhecer

 

1. O cético

Este empreendedor não acredita no mérito no sucesso de outros, e como tal acredita que o seu sucesso veio graças a um golpe de sorte. Por norma, o empreendedor cético não acredita que seja possível vir a ter sucesso apenas com o fruto do trabalho, o que não é positivo. De acordo com o consultor, alguns empreendedores céticos chegam a ser pessoas tóxicas.
 

2. O imitador

Este é dos tipos de empreendedores que não agrada a muitas pessoas, pois costuma limitar-se a copiar as ideias dos outros para ter algum sucesso.  Por vezes as coisas correm bem, mas graças a patentes e outros tipos de proteção, por vezes chegam a nem levantar voo. Cópias exatas não costumam ser muito bem-sucedidas, mas empresas inspiradas noutras com muito sucesso podem vir a chegar longe.
 

3. O aluno

Este empreendedor adora aprender, e está sempre a pesquisar possíveis cenários que o seu negócio poderá ter de enfrentar. Isto, está claro, é algo de bom, desde que não sirva de desculpa para o empreendedor perder todo o seu tempo a estudar, e nenhum a criar a sua empresa. A maior parte dos empreendedores precisa de aprender para depois criar, de modo a que possa realmente vir a ter sucesso.
 

4. O determinado

Este é tipo de empreendedores de que mais ouvimos falar. Para eles, a motivação parece não ter fim, e o seu grande objetivo profissional é ter sucesso, de acordo com a sua própria definição do mesmo – seja a abrir um pequeno restaurante, ou a criar um império. 

Independentemente da área, é difícil criar uma empresa e ter sucesso, mas já foi provado que tal é possível. Os empreendedores mais conhecidos aparentam ter uma fonte de motivação infinita.
 

5. O realizado

De todos os tipos de empreendedores, este é o mais experiente. O empreendedor realizado já tem um negócio e já passou pela batalha inicial. Os seus esforços baseiam-se na criação de algo que vá transcende-los, pois já conseguiram obter estabilidade financeira, e preocupam-se mais com a poupança de tempo, do que com a poupança de dinheiro.


Veja também: