Publicidade:

Sabe que tipos de facas deve ter na cozinha?

Conhecer bem as diferentes facas de cozinha é essencial para fazer os cortes perfeitos e evitar acidentes. Conheças os 6 tipos de facas mais usados nas nossas cozinhas e saiba como as usar.

Sabe que tipos de facas deve ter na cozinha?
Aprenda as especificidades de cada tipo de faca

Conhecer os 6 tipos de facas e suas funções pode ajudar a que tenha melhores resultados na cozinha, uma vez que cada uma tem a sua funcionalidade e conhecê-las pode poupar tempo e, até, alguns dissabores.

Conheça as funcionalidades do diferentes tipos de facas


Sem entrarmos nos preciosismos dos verdadeiros chefs de cozinha, apresentamos-lhe a seguir os 6 tipos de facas mais comuns nas cozinhas de todos os portugueses e quais as funções específicas de cada uma, para que as utilize corretamente.

Faca do chef ou faca de cozinha

faca_do_chefFonte: Victorinox/Divulgação

Tem, normalmente, entre 15 a 30cm e a ponta ligeiramente curvada. É uma faca que pode executar várias funções, pelo que não deve nunca faltar na sua cozinha. Pode cortar fruta, legumes ou outros alimentos, bem como pode descascar – por isso, se não sabe que faca comprar, esta deve ser a primeira e é mesmo obrigatória.

Faca Santoku

faca_santokuFonte: Victorinox/Divulgação

Esta faca é, normalmente, um pouco maior do que a faca de cozinha, embora também sirva pra várias funcionalidades. Com a faca Santoku pode cortar, picar e fatiar vários alimentos. É muito útil, por exemplo, para picar cebola, cortar legumes em juliana ou mesmo fatiar algumas peças de carne.

Cutelo

cuteloFonte: Victorinox/Divulgação

O cutelo é muito importante para conseguir quebrar ossos. Isto é, se tiver de cortar peças de carne que tenham ossos, como por exemplo entrecosto ou mesmo um frango inteiro, o cutelo vai facilitar a tarefa de quebrar os ossos para conseguir alcançar, com facilidade, os seus objetivos.

Faca para legumes

faca_legumesFonte: Victorinox/Divulgação

A faca de legumes é também polivalente, embora esta seja mais pequena e mais adequada a trabalhos de maior precisão. É ideal, por exemplo, para descascar batatas ou fruta, ou para retirar as sementes dos pimentos, ou mesmo dos tomates.

Faca de serra

faca_serraFonte: Victorinox/Divulgação

As facas de serra são essenciais na cozinha, uma vez que são as mais adequadas para cortar ou fatiar pão sem o amassar ou desfazer. Podem ser pequenas ou grandes, dependendo do tamanho ou tipo de pão que quer cortar ou fatiar. Também podem ser usadas para partir bolos.

Para que todas estas facas mantenham sempre todas as suas funções, é necessário não esquecer de as afiar com alguma regularidade. Exceção feita para a faca de serra que, pelas suas características, não pode ser afiada, embora a sua eficácia seja bastante duradoura.

Veja também:

Limpeza e Arrumação