PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Tipos de Implantes Dentários

Conheça os principais tipos de implantes dentários e quais as diferenças entre si.

Tipos de Implantes Dentários
Quais os tipos de implantes existentes no mercado

Os implantes dentários são elementos cirurgicamente colocados no osso que funcionam como raízes artificias, as quais suportam estruturas que visam substituir estética e funcionalmente peças dentárias perdidas. 

Na atualidade a maior parte dos implantes são feitos de titânio. Este apresenta características que o tornam ideal para o propósito, como ser anticorrosivo, quase completamente não-magnético e principalmente pelo facto do corpo não reconhecer ou rejeitar implantes de titânio como objetos estranhos.

Quando os implantes são colocados, o osso cresce em torno deste, unindo assim implante e osso num processo chamado de osteointegração. 


Existem dois tipos principais de implantes dentários:

a) Endosteal (no osso): Este é o tipo de implante mais comum, sendo a alternativa para pacientes com pontes ou próteses removíveis. 

B) Subperiosteal: Utilizados para os pacientes que são incapazes de usar dentaduras convencionais e que têm altura óssea mínima. 

Os implantes osteointegrados são cirurgicamente implantados no osso. O período de integração leva em média 4 a 6 meses dependendo da região que recebe o implante. Em geral, a coroa não é colocada até que o implante e o osso tenham fundido. Há casos, no entanto, particularmente em situações onde existem considerações estéticas, que uma coroa temporária pode ser colocada sobre o pilar protético durante a cirurgia. Não sendo esse o caso, após este período, é necessária uma segunda intervenção onde um dente artificial é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado numa prótese que pode ser de dois tipos: 

Prótese total implantosuportada e implantoretida: fixa sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é aparafusada e retirada apenas pelo seu dentista.. Todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado por parte do paciente na higienização 

Prótese Overdenture: Prótese total removível sobre implante, confeccionada em resina é como uma dentadura, porém, tem um encaixe que conecta os implantes à prótese o que lhe confere maior estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente. 


Veja também: