Publicidade:

Tipos de queijo: os mais saudáveis e os que deve evitar

Se é um amante deste alimento tão versátil, é importante que saiba quais os tipos de queijo a incluir na sua dieta e quais os que deve evitar.

Tipos de queijo: os mais saudáveis e os que deve evitar
Saiba quais os melhores tipos de queijo para a sua saúde

Em saladas, sandes ou, até mesmo, por si só, o queijo é um alimento rico em cálcio e proteína cada vez mais presente na dieta dos portugueses. Nas prateleiras dos supermercados, são muitas as opções, umas mais saudáveis do que outras. Evite as variedades ricas em gorduras saturadas e procure as que lhe farão bem. Descubra, aqui, quais os tipos de queijo que mais benefícios trarão à sua saúde.

4 tipos de queijo a incluir numa dieta saudável

tipos de queijo

Nem todo o tipo de queijos deve ser excluído de uma dieta para emagrecer com saúde. Pelo contrário, há várias formas de incluir queijo num plano para perder peso. O segredo é sempre comer com moderação.

Mozzarella light

De sabor suave e textura macia, a mozzarella light contém duas vezes menos matéria gorda do que a mozzarella clássica, pelo que é um queijo a querer incluir na sua dieta: 100 gramas deste produto contêm apenas cerca de 163 calorias. Fácil de cortar às fatias e até de espalhar, é um óptimo ingrediente para saladas e sandes.

Cottage

O cottage é uma das melhores opções para quem segue uma alimentação saudável. Para além de ter um baixo teor calórico (cerca de 49 calorias por cada 50g), é um queijo que fornece ao organismo vitaminas do complexo B, gorduras saudáveis e uma boa quantidade de cálcio.

Parmesão

Este é um tipo de queijo igualmente popular entre aqueles que procuram ter uma alimentação equilibrada, visto que uma colher de parmesão ralado contém apenas 20 calorias. É um queijo de sabor particularmente forte, pelo que é fácil utilizar em pequena quantidade para finalizar os seus pratos de eleição.

Ricotta

Feito a partir do soro do leite, este tipo de queijo tem também um baixo teor calórico (cerca de 67 calorias por cada 50g). Fonte de cálcio e proteína, o ricotta é uma boa opção para saladas, sandes e patês.

4 tipos de queijo a evitar

tipos de queijo

Queijos individuais

Os pequenos queijos embalados individualmente que vemos nas prateleiras dos supermercados são, em geral, algo a evitar. Muitas vezes, contém ingredientes pouco saudáveis, como óleo, que não trarão qualquer benefício à sua saúde.

Roquefort, Brie e Gorgonzola

Estes são três tipos de queijo cujo sabor forte traz consigo altos teores de gordura e sódio. São queijos a consumir em pequenas quantidades e apenas de vez em quando.

Moderação é a palavra chave

Uma alimentação saudável passa pelo consumo de alimentos variados, que forneçam ao organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Se gosta de queijo, não o deixe de fora da sua dieta diária. Lembre-se, porém, de fazer as escolhas certas e de manter o seu consumo moderado. O equilíbrio é a chave.

Veja também:

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes