Tipos de suspensão: quais são

Vamos numa viagem pelos vários tipos de suspensão que o ajudam a passar lombas, buracos e muito paralelo mal colocado. O conforto pode ser lido pela suspensão.

Tipos de suspensão: quais são
Vantagens e desvantagens dos diferentes modelos.

O seu carro é confortável? Esta é uma das perguntas mais importantes já que usamos o automóvel para muitas situações, desde idas ao hospital, quando a mais pequena lomba parece um lancil de um passeio, a viagens à escola para levar os filhos evitando todos os buracos e as caixas de saneamento e pluviais, sempre bem colocadas. Um dos pontos mais importantes do carro é a suspensão. Que - fica a informação - não pode ser rebaixada. Vamos conhecer os tipos de suspensão, já que é ela que torna a sua viagem um pouco mais confortável.
 

Tipos de Suspensão: o que saber

 

Barra de Torção ou Eixo Rígido

Equipa o eixo traseiro. Com esta configuração as rodas são ligadas através de um Eixo Rígido. Por estarem conectadas o desempenho de uma roda condiciona a outra, tornando o carro mais instável. Contudo a produção é barata e resistente, acabando, este tipo de suspensão, por ser usado em carros de gamas mais baixas.

 

MacPherson

Este tipo de suspensão foi batizado com o nome do criador: Earl S. MacPherson. Este modelo tem um peso reduzido e absorve vibrações com alguma destreza. É formado por uma mola, um amortecedor e um braço. A parte superior serve de suporte à carroçaria e a parte inferior suportada pelo triângulo.

 

Suspensão Independente

Entre os vários tipos de suspensão, este acaba o problema do Eixo Rígido, já que as rodas direita e esquerda reagem individualmente. É mais amiga das suas costas a lidar com pisos irregulares e surpresas que surgem pelos caminhos de Portugal. Apesar de todas estas vantagens, este sistema não aproveita todas as capacidades dos pneus.

 

Triângulo duplo

As rodas são suportadas em dois braços, um inferior e outro superior. São, normalmente, uma espécie de triângulo, com forma de "V". Este é um dos tipos de suspensão normalmente utilizado em carros desportivos já que tem uma configuração mais rígida, contudo é muito volumosa e requer muitas peças.

 

Multilink

Apresentamos-lhe aqui um dos melhores tipos de suspensão para um controlo perfeito do carro. Este sistema multilink é a evolução do triângulo duplo. Há algumas variações, mesmo dentro deste tipo. Utiliza vários braços para manter a posição do eixo, que podem ser entre três e cinco, em vez dos dois utilizados no triângulo duplo. Por ter vários braços é possível haver um ajuste da suspensão mais correto às variações da estrada, havendo assim um contacto constante das rodas com a superfície.

Os carros com tração frontal de alto desempenho usam por norma este tipo de suspensão no eixo traseiro, desta forma é possível manter a estabilidade. Também carros com tração traseira usam por vezes este sistema para conseguir o máximo de tração quando a potência atinge números astronómicos.


Veja também: