Quer tirar o logotipo do carro? Saiba como

Alguns proprietários preferem tirar o logotipo do carro. Saiba o que diz a lei sobre esta alteração e como fazê-la sem estragar a pintura do automóvel.

Quer tirar o logotipo do carro? Saiba como
Carros sem marca, nome ou versão

Embora as fabricantes de automóveis tenham a liberdade de inserir (ou não) os logotipos que identifiquem os automóveis – marca, nome, versão, motorização – algumas pessoas preferem tirar o logotipo do carro.

As razões pelas quais qual o fazem são várias, mas no fundo os principais motivos prendem-se com a estética – tornando o carro visualmente diferente dos restantes – e também com o facto de não quererem fazer publicidade às marcas.

No entanto, remover um emblema pode danificar a pintura no local onde estava a identificação, caso este serviço não seja bem executado. E, se o proprietário se arrepender mais tarde, voltar a colocar o logotipo ou a versão do modelo pode ficar caro, dependendo do valor da marca em questão. Além disso, quando quiser vender o carro sem os logotipos, o valor de retoma até pode ser inferior.

Tirar o logotipo do carro: sim ou não?

A lei portuguesa não é específica em relação à questão de tirar logotipo, do carro mas sim quanto à estrutura do veículo. De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestre (IMT), é possível mudar quase tudo, desde que tenha a consciência que algumas modificações requerem autorização (ou alteração do certificado de matrícula).

O IMT refere que “considera-se transformação a alteração da estrutura, carroçaria, motor, sistemas ou componentes, de um veículo matriculado de modelo aprovado”. Ou seja, tudo o que diga respeito a elementos identificativos ou que servem para classificar o veículo tem que ser apresentado e autorizado pelo IMT.

Portanto, a nossa sugestão é que, antes de tirar o logotipo do carro, se informe junto do IMT sobre se o pode fazer sem necessitar de uma autorização. No entanto, quem pretenda tirar o logotipo do carro, o melhor é mesmo pedir ao concessionário que o faça. Assim, terá a certeza de que o serviço fica feito em condições.

Como tirar o logotipo do carro sem estragos

1. Lavar a área em volta dos logotipos que pretende remover;

2. Aquecer o logotipo com um secador de cabelo (por exemplo), mas atenção ao calor que vai colocar sobre a pintura, para não a sobreaquecer. Por norma, deve aquecer por 10 a 15 segundos. Caso pretenda retirar palavras ou números, deverá fazer um caracter de cada vez;

3. Aplicar um removedor de adesivos sobre o logotipo, sem esquecer que deve segurar num pedaço de pano ou tecido e colocar debaixo do logotipo para evitar pingos;

4. Depois de aplicar o removedor de adesivos, deve aquecer outra vez, por mais 5 ou 10 segundos, sempre tendo em atenção a pintura;

5. Para remover os símbolos, deve usar um fio dentário no sentido contrário à carroçaria do veículo para que seja feita uma fricção no logotipo e não no carro. Caso sinta que existe muita resistência ao fio para cortar a cola adesiva, deve reaquecer e reaplicar o removedor. Ajuda ter alguém para segurar o logotipo, para que este não caia e risque a pintura;

6Depois de retirado o logotipo, é necessário retirar os resíduos de cola adesiva. Com cuidado, tente “descascar” o adesivo a partir da ponta. Se não conseguir, aqueça e aplique mais uma vez o removedor de adesivos. Sem pressa, remova a cola com cuidado para não arranhar a pintura;

7. Por fim, utiliza uma esponja molhada ou uma toalha para limpar a sujidade que possa ficar e seque a área do carro onde retirou o logotipo.

Veja também: