Publicidade:

4 razões para tirar os sapatos antes de entrar em casa

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é pode ser uma questão de higiene e saúde. Se não tem por hábito fazê-lo, aqui ficam algumas razões para .

4 razões para tirar os sapatos antes de entrar em casa
O melhor é pensar duas vezes antes de passear em casa com os sapatos da rua

Os hábitos e costumes variam de cultura para cultura e até de pessoa para pessoa. Tirar os sapatos antes de entrar em casa é um dos hábitos que se inclui nesta tendência. Para uns será uma questão cultural, para outros uma demonstração de respeito e outros dirão que é apenas uma regra de higiene. Ideia esta que é, de resto, defendida por estudos recentes que dizem que pela sua saúde o melhor mesmo é tirar os sapatos antes de entrar em casa.

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é questão de higiene


sapatos

O que leva na sola dos seus sapatos?

Diz um estudo, desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Houston, que não tirar os sapatos antes de entrar em casa é, de facto, um mau hábito. Isto porque os sapatos estão carregados de germes e bactérias nocivas, que se vão acumulando nos sapatos ao longo do dia e que facilmente se irão propagar pelas tapeçarias e chão de sua casa.

Segundo este estudo, publicado no Wall Street Journal, verificou-se que entre as bactérias existentes nos sapatos há uma prevalência da bactéria C. diff (Clostridium difficile), um bacilo Gram-positivo do tracto gastrointestinal e que pode ser responsável por doenças gastrointestinais (como diarreia ou Colite pseudomembranosa). De acordo com os dados recolhidos, entre os 2500 casos analisados, 26.4% dos sapatos continham esta bactéria. O triplo do que habitualmente se encontra em superfícies de casas de banho ou cozinha.

Estes dados vêm, no fundo, completar um outro estudo, realizado pela Universidade do Arizona, publicado em 2008, que encontrou mais de 420 mil bactérias diferentes em sapatos. Entre estas, verificou-se que cerca de 96% dos sapatos analisados continham bactérias coliformes, habitualmente encontradas em fezes humanas.

Um outro estudo, de 2013, realizado pela Universidade de Baylor, revelou ainda que as pessoas que viviam perto de estradas de asfalto (alcatrão) tinham maior risco de sofrer de doenças cancerígenas, devido às toxinas existentes nesses materiais das estradas. Mas, isto é válido também para as toxinas existentes em químicos e pesticidas usados em jardins, por exemplo. Quer mesmo levar estes inimigos para dentro da sua casa?

Através dos seus sapatos, há vários “perigos” que podem entrar no seu lar. Isto porque germes, bactérias e toxinas acumulam-se nos seus sapatos, em particular nas solas, e acabam no interior da sua residência – caso não tenha por hábito tirar os sapatos antes de entrar em casa.

E, se isto não foi suficiente para o convencer, aqui ficam mais algumas razões para tirar os sapatos antes de entrar em casa.

Por que tirar os sapatos antes de entrar em casa


1. Conforto

Os sapatos podem sem muito confortáveis ou pode gostar muito deles, mas não pode negar o conforto que sente ao chegar a casa e tirar os sapatos para calçar umas pantufas, chinelos ou até andar descalço. Portanto, comece logo por tirar os sapatos antes de entrar em casa e, assim, descansa os pés e evita as “visitas indesejadas”.

2. Barulho

Da mesma forma que não gosta de ouvir os saltos dos vizinhos do andar de cima (caso viva em apartamentos), o mesmo é válido para os seus vizinhos do andar mais abaixo.

3. Limpeza

Ora, se optar por tirar os sapatos antes de passar pela porta em casa vai evitar que a sujidade que se acumulou nas solas se espalhe pela casa, tornando as limpezas muito mais simples. E quem não gosta de um chão limpo e brilhante?

4. Chão sem riscos

Mais uma vantagem de tirar os sapatos antes de entrar em casa: manter o chão impecável e sem riscos. Se as solas acumulam sujidade, será necessário limpar mais vezes e isso implica usar aspiradores e outros equipamentos de limpeza que podem acabar por danificar e riscar o chão. E isto acontece também com certos tipos de sapatos que usa. Os saltos, por exemplo, podem ser os seus melhores amigos, mas não serão do seu chão, de certeza.

Veja também:

Limpeza e Arrumação