Tomada com relógio ou temporizador: já conhece?

Já ouviu falar de uma tomada com relógio ou temporizador? Saiba o que é, como funciona e os benefícios da sua utilização.

Tomada com relógio ou temporizador: já conhece?
Para uma melhor gestão da energia

Já conhece ou utiliza a tomada com relógio? Também conhecida como temporizador, permite ligar e desligar automaticamente aparelhos elétricos e eletrónicos.

Existem temporizadores analógicos e digitais, de fácil aquisição em lojas por todo o país, e podem ser utilizados para automatizar sistemas de rega, iluminação, aquecimento, eletrodomésticos, entre outros equipamentos e sistemas.

Se quiser, por exemplo, que todos os dias de manhã, a sua máquina de café ligue em determinado período, consegue-o com estas tomadas.

Tomada com relógio ou temporizador: como adquirir e utilizar

Como funciona a tomada com relógio?

Existem à venda dois tipos de temporizador: o analógico e o digital. O analógico é tendencialmente mais barato, com múltiplas possibilidades de programação, no entanto, com menos funções e precisão do que o digital.

O temporizador digital assemelha-se a um relógio digital, com um visor em que se pode determinar, de forma mais exata, os horários de ligar e desligar os equipamentos.

Temporizador_digital

 

Depois de programar o temporizador, basta ligar o aparelho à tomada e, em seguida, o equipamento ao temporizador. Podem ser ligados vários aparelhos num só temporizador, porém, é preciso ter atenção à soma das potências dos aparelhos para não o sobrecarregar.

Incluem-se aqui, entre os vários aparelhos e sistemas, por exemplo, luzes, computadores, aquecedores, rádios, televisões, bomba de filtro da piscina, alimentadores de aquários, entre outros equipamentos.

Deve ler com atenção as características e instruções de cada tomada com relógio – ou temporizador -, conhecer os limites de potência, o que pretende ligar e programar e informar-se devidamente para, por exemplo, não estragar um dos seus eletrodomésticos.

Benefícios e utilidade

A tomada com relógio ou os temporizadores são, então, equipamentos de programação utilizados para delimitar o tempo que um aparelho ficará ligado. Logo, ajudam a evitar sustos com a conta da luz, porque definem o tempo que esses aparelhos gastam energia.

Esta pode ser uma solução para os mais distraídos ou preguiçosos, uma vez que têm algo que automaticamente desliga equipamentos e sistemas elétricos.

As tomadas com relógio ou temporizadores são também ideais para quem viaja com frequência, por possibilitarem deixar programado quando querem que determinados equipamentos liguem ou desliguem, como uma luz dentro de casa, por exemplo.

Onde encontrar e qual o preço

Pode encontrar a tomada com relógio em lojas com este tipo de equipamentos, como na Worten, IKEA, Leroy Merlin, AKI, entre outras, ou online nos respetivos sites pesquisando por “temporizador analógico” e “temporizador digital”.

Também nestas lojas vai encontrar preços a partir de, aproximadamente, 4,50€ para o analógico e 8€ para o digital.

Faça uma melhor gestão da energia e poupe na conta da eletricidade ao optar por soluções simples como a utilização de uma tomada com relógio.

Veja também: