PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Toranja: benefícios versus perigos

O consumo de toranja, tida como essencial no processo de emagrecimento e incorporada em várias dietas, pode ter complicações graves para a saúde, nomeadamente o risco de overdose.

Toranja: benefícios versus perigos
Descubra quais são as vantagens e os riscos do consumo desta fruta

Parente da laranja e do limão, a toranja é um citrino caracterizado por ser ácido e azedo, que primeiro estranha-se e depois entranha-se. Esta fruta pode trazer enormes benefícios à nossa saúde, mas também alguns perigos.

Pode ser consumida ao natural, como a laranja ou em sumo. Neste artigo, apresentamos algumas das principais vantagens da ingestão de toranja, bem como os perigos mais críticos.


Benefícios da Toranja


Ajuda a emagrecer

É verdade! A toranja ajuda mesmo a emagrecer, além de ter apenas 75 calorias e ser uma fruta muito completa, ainda é bastante saciante. Adicione regularmente esta fruta à sua dieta e começará a ver resultados em pouco tempo.



Retarda o envelhecimento

O envelhecimento é uma grande preocupação nas nossas vidas e a boa notícia é que o consumo regular de toranja pode retardar o envelhecimento cutâneo.



Promove o normal funcionamento dos intestinos

De uma forma geral, os citrinos são uma fonte de vitaminas, minerais e fibras que promovem o funcionamento normal dos intestinos.



Combate a pele oleosa e a caspa

A toranja possui propriedades naturais que combatem o excesso de oleosidade da pele. Não é por acaso que muitos cremes e óleos utilizam esta fruta na sua constituição. Se a sua pele tem tendência para ficar oleosa, procure produtos que contenham toranja para melhores resultados.



Reduz o Colesterol

O colesterol em excesso é muito perigoso e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. As pessoas que têm níveis altos de colesterol podem beneficiar imenso das propriedades da toranja, desde que não estejam já a tomar algum tipo de medicação.



Promove a circulação do sangue

A toranja ajuda o sangue a circular, pois reduz os níveis de colesterol e glicémia, e ao mesmo tempo reforça a elasticidade das paredes arteriais. No entanto é importante reter que o consumo de toranja juntamente com medicamentos para a circulação pode causar overdose.



Ajuda na luta contra a anemia

É uma forte aliada na luta contra a anemia, pois desempenha um papel importante na absorção de ferro.



Perigos da toranja


Interfere com a medicação

A Toranja interfere com a composição dos medicamentos e pode ter vários efeitos indesejados. Este citrino inibe a produção de uma enzima fundamental para absorção da medicação, o que faz com que esta continue na corrente sanguínea, podendo provocar a overdose.

Portanto, se está a tomar algum tipo de medicação deve interromper imediatamente o consumo de toranja e aconselhar-se com o seu médico. Sabe-se que as pílulas contraceptivas e fármacos utilizados no tratamento do cancro, da hipertensão ou do colesterol são apenas alguns exemplos de medicamentos que são incompatíveis com o consumo desta fruta.



Pode contribuir para o desenvolvimento de pedras nos rins

Se tem propensão a criação de pedras nos rins, o consumo de toranja é altamente desaconselhado.



Pode causar feridas na boca e irritar o estômago

A toranja é caracterizada por uma acidez inerente e quando é consumida regularmente pode causar feridas na boca e irritar o estômago. Se apresentar estes sintomas, modere o consumo desta fruta.

Veja também: