Dicas para tornar o Android mais rápido

O problema é comum mas não tem que lhe bater à porta. Por isso, aqui ficam umas dicas para tornar o Android mais rápido.

Dicas para tornar o Android mais rápido
Android lento? Saiba como evitar este flagelo

Está farto de carregar para voltar atrás mas a app nunca mais encerra? Ou farto de carregar na lista de contactos e ela nunca mais abre? Percebemos perfeitamente o seu problema… Por isso, fomos à procura formas de tornar o Android mais rápido para que não volte a ficar com os nervos em franja pelos constantes “passos de caracol” dados pelo seu smartphone.

8 dicas para tornar o seu smartphone Android mais veloz

1. Atualize o seu Android

O mundo da tecnologia está cheio de erros. Porém, como é um mundo em constante evolução, é natural que a resolução desses erros ou a otimização daquilo que já existe surja sempre passado algum tempo. É por isso que vale (quase) sempre a pena atualizar o seu Android para a última versão disponível. Aceda às Definições > Sobre > Atualização.

2. Apague as apps que não usa

Sabe, de certeza, de que apps estamos a falar… Esqueça aquelas velhas desculpas de que podem ser precisas um dia mais tarde. O mais provável é nunca mais utilizar cada uma dessas apps, contudo, elas ficam no seu smartphone a ocupar espaço e podem, inclusive, diminuir o rendimento do mesmo.

3. Desligue as animações

É muito bonito ver o ecrã a desvanecer ou o fundo a mudar de hora a hora… mas estas animações podem fazer com que o seu smartphone fique mais lento. Procure utilizar imagens de fundo estáticas e reduzir ao máximo as animações.

4. Desligue ou reduza as sincronizações

Tem uma conta de facebook? E uma conta de e-mail? E uma no Evernote? E outra ainda na Dropbox? Todas estas aplicações dão imenso jeito mas podem também ser uma grande dor de cabeça. Se o seu Android estiver constantemente sincronizado com todas as contas que possui, vai estar a ocupar um grande espaço na RAM que pode ser necessário para outras coisas como… tornar o seu Android mais rápido.

5. Formate o seu Android

Tal como os computadores, os smartphones começam a ficar lentos ao longo do tempo. É normal que o disco fique fragmentado, que exista informação inútil guardada e que você nem sabe que existe. Ora, para estas situações há sempre uma solução bem simples… Formate o seu Android.

6. Utilize apps que valham a pena

Procure um antivírus com uma boa cotação para ajudá-lo a manter-se longe de problemas.

Encontre um startup cleaner. Quando liga o seu smartphone, há apps que não interessam para nada que também vão iniciando e ficam a correr “no fundo”, o que faz com que depois seja mais rápido aceder às mesmas porque elas já estão abertas mas estão, de uma forma muito simples a “descansar lá atrás”.

Faça o download da app Clean Master Phone Boost que o vai ajudar a limpar a cache e o histórico do seu Android para otimizar a utilização do mesmo.

7. Transfira apps para a memória externa

Se o seu Android tiver disponível uma opção de memória expansível, mova algumas aplicações para o cartão microSD. Isso vai libertar espaço de memória e, automaticamente otimizar a performance do dispositivo. Basta clicar em Definições > Aplicações, selecionar a app e clicar em “Mover para microSD”.

8. Monitorize a bateria

Além de controlar as aplicações que gastam demasiada bateria (Definições > Bateria), pode também controlar o uso da memória RAM em Definições > Aplicações e selecionando a opção “Aplicativos em cache”. Aqui poderá ver uma estatística sobre o uso de memória RAM das suas aplicações. Pode ainda desativar alguns desses processos para tornar o seu Android mais rápido.

Veja também: