13 truques e dicas para tornar a sua casa mais acolhedora

Quando as temperaturas começam a descer, só desejamos fugir para o conforto do lar. Para tornar a sua casa mais acolhedora, confira aqui 13 dicas imperdíveis.

13 truques e dicas para tornar a sua casa mais acolhedora
Simples, práticos e rápidos, asseguram um ambiente muito convidativo.

Quer tornar a sua casa mais acolhedora, sem abdicar de um ambiente confortável e de uma decoração com toques de sofisticação? Então, está no sítio certo. Nós sabemos que nestes longos meses de inverno não há melhor do que correr a refugiar-se no calor do lar, pelo que decidimos ajudá-lo a torná-lo o mais convidativo possível, para si, familiares e amigos.

Neste artigo, vai encontrar alguns truques que lhe indicam os melhores passos a seguir para construir aquele espaço descontraído e envolvente com o qual sempre sonhou. Não perca mais tempo: para que este inverno seja passado da melhor forma possível, siga as nossas 13 dicas e truques infalíveis e torne já a sua casa mais acolhedora.

 

13 Dicas de decoração para tornar a sua casa mais acolhedora

Simule aqui o melhor Crédito para Obras em Casa

1. Prefira cores quentes

As cores frias, como o azul ou verde, até podem ser muito tranquilizadoras, mas quando se trata de “aquecer” um ambiente, não há como apostar em cores neutras quentes, conjugadas com alguns apontamentos de cores fortes. 

A ideia é criar bases em tonalidades creme, canela e até cinzentas - ex.: paredes, sofás, estantes, carpetes -, salpicando-as depois com umas pinceladas de vermelho vivo, amarelo torrado ou laranja sol - ex.: almofadas, mantas, peças decorativas, tapetes.

 

2. Conjugue diferentes materiais 

Procure criar contrastes interessantes, juntando materiais duros e brilhantes – ex.: uma mesa em metal ou uma estante em acrílico – com materiais fofos e texturados – ex.: cadeirões em veludo, cortinas em tecido grosso, mantas e almofadas em pelo. 

Este truque leva a que até as peças de mobiliário mais angulosas e “frias” percam o seu cariz agressivo, tornando-se convidativas e sedutoras, como que por influência dos elementos que as rodeiam e/ou envolvem.

 

3. Delicie-se com texturas fofas e envolventes

Pense em almofadas, colchas, lençóis, mantas e cobertores... de seguida, imagine lã, algodão escovado, flanela, veludo, polar, turco... E agora conjugue os dois elementos, Vai obter peças fofas e confortáveis como as nuvens, quentes como uma lareira e absolutamente irresistíveis.

Atenção: a ideia não é limitar estes elementos ao quarto, mas sim espalhá-los pela sala, escritório, etc. 

 

4. Aposte em cortinas e tapetes

Os cortinados não ajudam apenas a preservar o calor: eles refletem a ideia de um ambiente pleno de conforto e suavidade. Para maximizar este efeito, criando uma espécie de casulo, a nossa sugestão é que aposte em tecidos grossos e opulentos, conjugados com comprimentos longos.

Não só para aquecer cada compartimento, mas também para criar pequenos espaços de convivência familiar, coloque tapetes bem fofos no chão e espalhe algumas almofadas ou puffs nessa mesma zona. Se puderem ficar próximos de uma lareira, então... absolutamente irresistível!

 

5. Agrupe as mobílias de acordo com o objetivo

Em salas amplas, empurre cadeiras, mesas, candeeiros, etc. mais para o centro, criando áreas naturais de convivência entre as pessoas. Além de assegurar uma certa intimidade, afastando as mobílias das janelas e paredes exteriores, vai ainda assegurar zonas mais quentes e acolhedoras.

 

6. Traga a Natureza para dentro de casa

Nada torna uma casa mais acolhedora do que uma amostra natural de verde no seu interior. De facto, uma delicada planta não só anima o espaço, tornando-o até um pouco sofisticado, como assegura também um ambiente calmo e relaxado, caseiro mesmo.

Um jardim de inverno, meia dúzia de jarras com diferentes plantas ou até mesmo um aquário, só vão trazer vida e animação à divisão em que se encontram. Sem dúvida, representam a escolha inteligente para quem deseja um lar convidativo.

 

7. Adote uma decoração espontânea, criativa e original

Peças diferentes e irreverentes são perfeitas para surpreender e deliciar as pessoas, direcionando-as para as áreas em que pretendemos concentrá-las, bem como ao seu calor! Se tiver talento para o desenho, escultura, fotografia ou outros, sugerimos uma peça original sua, enquadrada de forma criativa – ex.: aposte em justaposições inesperadas, como uma peça esguia sobre um aparador baixo e “atarracado”.

 

8. Ajuste a iluminação

Para assegurar espaços acolhedores e convidativos, aposte em iluminação direcionada e lâmpadas com luz mais quente - a ideia será dar prioridade a candeeiros de chão e mesa, em detrimento dos de teto. Recomenda-se ainda a utilização de reguladores, que lhe vão permitir ajustar a iluminação de acordo com o ambiente que pretende criar.

 

Pequenos detalhes e encantadores truques extra

9. Não abdique do seu “cantinho”

É importante que exista no seu lar um “cantinho” só seu. Assim, depois de identificar uma área específica na sua divisão preferida, arraste para lá um amplo cadeirão, coloque em cima do mesmo uma ou duas almofadas e termine com uma manta bem quentinha. Pronto: já tem o seu ninho para relaxar um pouco quando chega a casa. 

Se gostar de ler, basta acrescentar um candeeiro de pé e, idealmente, tentar que este ninho fique próximo de uma estante repleta das suas obras literárias e/ou revistas preferidas.

 

10. Exponha os seus livros

Por falar em obras literárias preferidas, nada representa melhor um verdadeiro lar do que uma estante recheada dos mais variados livros. Então se tiverem sido passados de geração em geração, apresentando um aspeto bem lido e relido, melhor! Também não tenha prurido de ostentar as suas opiniões e preferências, colocando em grande destaque as obras que mais o tocaram, limitadas, por exemplo, por dois ampara livros.

 

11. Envolva-se em memórias felizes

Não há nada mais acolhedor do que as nossas recordações mais queridas. Assim, não relegue as fotos de família, desenhos dos miúdos e outras lembranças para uma divisão ou local específicos: espalhe-as pela casa fora e assegure um ambiente enternecedor em cada canto e recanto. 

 

12. Deixe alguns chinelos e agasalhos próximos da porta de entrada

Haverá algo melhor do que chegar a casa e pôr-se, de imediato, o mais confortável possível? Não, não mesmo. Para facilitar o processo, recomendamos que, ao lado da porta de entrada, preveja os seguintes elementos:
  • Um cabide, onde possa colocar o casaco; 
  • Um cesto com chinelos bem quentinhos, para que possa descalçar logo os sapatos; 
  • Uma caixa ou armário onde possa deixar gorros, cachecóis, luvas, etc., trocando pelos agasalhos que costuma usar por casa.
 

13. Os mínimos pormenores

Não nos podemos esquecer do papel do olfato no que toca a tornar a casa mais acolhedora. A nossa primeira sugestão é que aposte em aromas naturais, apetitosos e absolutamente irresistíveis, como bolachas acabadinhas de fazer (com a vantagem de o forno contribuir para aquecer a casa). 

No entanto, como não se pode estar sempre a cozinhar e a preparar iguarias, a nossa segunda recomendação vai para um ambientador ou vela de cheiro. Selecione o aroma que mais lhe agrada e coloque o objeto selecionado junto da porta de entrada e na divisão mais frequentada. Voilá: o cheiro incomparável do seu lar!



Gostávamos mesmo de o ajudar a tornar a sua casa mais acolhedora,  pelo que esperamos que tenha apreciado todas as nossas dicas e pequenos truques. Se decidir implementá-los, depois conte-nos os resultados: estamos certos de que todos vão adorar. Boa sorte!


Veja também: