Toyota lidera nas marcas mais valiosas do mundo

A Toyota está em primeiro lugar no estudo da BranZ, mas foi a Tesla a marca que mais cresceu.

Toyota lidera nas marcas mais valiosas do mundo
Marca japonesa já é a mais valiosa há dez anos

A fabricante Toyota continua a ser a marca automóvel mais valiosa do mundo, ficando à frente das alemãs BMW e Mercedes-Benz, refere o ranking BranZ Top 100 Most Valuable Global Brands 2017, realizado pela Kantar Millward Brown.

O valor da marca Toyota decresceu 3%, para 28,7 mil milhões de dólares (25,7 mil milhões de euros), devido aos efeitos cambiais negativo, aos custos laborais e aos novos investimentos que travaram o aumento das receitas. Mesmo assim, esta é a 10ª vez que a Toyota é apontada como a marca automóvel mais valiosa do mundo por este estudo, que já se realiza há 12 anos.

Toyota, BMW e Mercedes são as mais valiosas

Com a Toyota como marca mais valiosa, surgem logo a seguir duas fabricantes alemãs premium. A segunda marca automóvel considerada mais valiosa é a BMW, embora tenha perdido 8% do seu valor, valendo agora de 24,6 mil milhões de dólares (22,05 mil milhões de euros). De acordo com a Kantar Millward Brown, o valor da BMW decresceu devido aos custos com o desenvolvimento de novas tecnologias e à quebra das vendas nos Estados Unidos.

A completar o top 3 está a alemã Mercedes-Benz onde, ao contrário da rival BMW, o valor da marca subiu 4%, para 23,5 mil milhões de dólares (21,07 mil milhões de euros). A Mercedes-Benz atravessa atualmente um período positivo, em que beneficia dos recordes de vendas e dos bons resultados financeiros de 2016.

Tesla é a marca que mais valor ganhou

O destaque vai também para a norte-americana Tesla que é a marca que maior crescimento apresentou em 2016. A marca de automóveis elétricos cresceu 32% num ano, e subiu 10ª para a 8ª posição. Segundo o BranZ Top 100 Most Valuable Global Brands 2017, a marca Tesla vale 5,9 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros), ultrapassando a Land Rover e a Porsche.

Apesar disso, o valor das marcas Land Rover e Porsche aumentaram 17% e 16% respetivamente. “A história da Tesla é interessante, porque não se trata apenas dos automóveis que oferece hoje, mas da promessa para o futuro”, sublinha Peter Walshe, diretor do Global BrandZ, em declarações à Automotive News Europe.

No global, o valor total das dez marcas automóveis mais valiosas do mundo decresceu 6% de 139,9 mil milhões de dólares (125,4 mil milhões de euros) para 139,2 mil milhões de dólares (124,8 mil milhões de euros). Em causa estão os custos de investimentos em novas tecnologias de eletrificação e de condução autónoma/serviços de mobilidade.

TOP 10 das marcas de automóveis mais valiosas

  1. Toyota
  2. BMW
  3. Mercedes-Benz
  4. Ford
  5. Honda
  6. Nissan
  7. Audi
  8. Tesla
  9. Land Rover
  10. Porsche

 

Veja também: