Os 13 melhores empregos para trabalhar ao ar livre

Há várias profissões para quem gosta de trabalhar ao ar livre e não quer ficar limitado às quatro paredes do escritório, por mais bonitas que elas sejam.

Os 13 melhores empregos para trabalhar ao ar livre
Se pudesse trabalhar fora do escritório, que emprego escolheria?

Trabalhar ao ar livre pode ser um grande privilégio, sobretudo durante o verão. Já deu por si a pensar como seria ter um emprego que lhe permitisse trabalhar ao ar livre? Quão bom seria poder usufruir dos grandes prazeres que a natureza lhe pode dar?

Se é frequente refletir sobre questões como estas, ou se é daquelas pessoas que precisa de arejar a cabeça com regularidade, fique a saber que pode juntar o útil ao agradável. As opções variam entre natureza, primeiros socorros, desporto, turismo, arquitetura, ciência, vendas, entre outros.

Para fazer a melhor escolha, fique a saber quais são os melhores empregos para trabalhar ao ar livre e qual deles mais se adequa ao seu perfil.

Os melhores empregos para trabalhar ao ar livre

Natureza


Nature

Guarda florestal

Trata-se de uma profissão relacionada com a conservação, recuperação de habitats e produção sustentável, com o intuito de proteger e manter a riqueza do património natural. Neste caso, os seus limites são os do parque florestal e as tarefas são, entre outras, vigiar florestas e impedir o risco de incêndios e a caça ilegal em épocas proibidas para o efeito.

Gerente de um parque de campismo ou de aventura

Gerir um parque de campismo, temático ou de aventura implica assegurar que tudo ocorre com a maior harmonia e conforto possível em todo o espaço. Isto requer alguma versatilidade, mas traz, por outro lado, diversidade ao seu dia-a-dia. Controlar o check-in e check-out dos visitantes, garantir a limpeza e arrumação dos diferentes lugares que constituem o parque, organizar atividades lúdicas (sobretudo para ocupar os mais novos durante as férias) são algumas das tarefas.

Agricultor

A agricultura é uma atividade bem antiga, que remonta ao período do neolítico. Um agricultor é alguém que usa um conjunto de técnicas para a prática da agricultura, pecuária ou ambos. O objetivo é tirar o melhor partido daquilo que a natureza nos pode dar, no sentido de obter alimentos e outras matérias essenciais à nossa subsistência.

Primeiros socorros


ambulance

Bombeiro

Para esta profissão, além de gostar de trabalhar ao ar livre, é necessário cumprir outros requisitos que não estão ao alcance de qualquer pessoa, em especial durante os verões quentes. Um bombeiro precisa de ter um caráter destemido, muita coragem, espírito de equipa e capacidade de resistir ao stress.

Técnico de ambulância e emergência

Como é a sua resistência ao stress? Este emprego ao ar livre, supostamente, deveria permitir-lhe arejar a cabeça, mas, neste caso, talvez não o seja enquanto trabalha (pelo menos psicologicamente). Conduzir ambulâncias e transportar doentes em socorro pré-hospitalar é um trabalho intenso, no mínimo, e muito, mas muito, stressante. Porém, de extrema importância. A recompensa é poder chegar a casa e dizer, com orgulho, que salvou várias vidas.

Desporto


sport

Treinador de futebol

Ideal para quem tem uma paixão pelo futebol e gosta de ser, ao mesmo tempo, um treinador de bancada que vai, de facto, para o campo. Um treinador de futebol é o elo de ligação entre jogadores, técnicos e dirigentes. É a pessoa responsável por orientar os treinos da equipa, delinear as melhores opções táticas, liderar processos de relacionamento interpessoal e o porta-voz da equipa.

Turismo


tourism

Guia turístico de ar livre

Para os guias turísticos que gostam de trabalhar ao ar livre, esta é a opção ideal para unir o melhor de dois mundos. As tarefas de um guia turístico de ar livre são semelhantes: conceber, planear e organizar programas de atividades de turismo e de natureza, ao mesmo tempo que se promove o respeito pelos recursos naturais, socioculturais e patrimoniais.

Instrutor de ski

Trabalho ao ar livre durante o inverno? Se é fascinado pela neve, de certeza que já pensou nisso. É possível ser pago para partilhar o seu talento e acabar o dia com o coração bem quente. Para tal, é necessário ter vocação para ensinar crianças, jovens e adultos como esquiar numa instância de ski.

Arquitetura


architecture

Arquiteto paisagista

Requer sensibilidade para questões ambientais, sentido estético, saber desenhar e ter atenção aos pormenores. A função é projetar a paisagem, organizar o território e selecionar os melhores recursos e métodos que proporcionam bem-estar, assente no equilíbrio estético entre o Homem e a natureza. Assim, além do trabalho de escritório, são muito frequentes as visitas exteriores.

Ciência


science

Cientista ambiental

Profissional que recorre à observação e análise dos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem naturalmente no meio ambiente. Dedica-se a problemas ambientais, entre os quais a avaliação do estado do solo, poluição ambiental e das águas.

Vendas


beach

Vendedor ambulante

Quantas vezes comeu uma bola de berlim na praia, um gelado no verão, farturas ou cachorros quentes em festas populares? Sabe bem e é preciso que alguém mantenha estas profissões. Ser vendedor ambulante é um emprego que pode ser pouco monótono, pelo menos quanto ao local de trabalho.

Outros


Carteiro

Trabalhar ao ar livre e andar pelas ruas a distribuir correspondência – quem sabe, algumas cartas de amor, como no tempo dos nossos avós. Parece-lhe bem? Cabe ao carteiro o tratamento do correio, a sua expedição e devolução ao longo de todo o ano, faça chuva ou faça sol. Há quem diga que esta profissão tem fortes probabilidades de se extinguir, mas a verdade é que tem perdurado até aos nossos dias.

Nadador salvador

Tal como os instrutores de ski, os nadadores salvadores têm o privilégio de trabalhar ao ar livre, embora seja por pouco tempo devido à sazonalidade do emprego. Pelo menos durante o verão, pode fazer vigilância de praias, piscinas e outros locais de práticas aquáticas. Para salvar vidas, além de ser obrigatório saber nadar, tem de aprender quais e como utilizar as técnicas de salvamento mais adequadas ao meio aquático. Grande vantagem: trabalhar ao ar livre, ganhar um belo bronze e ser pago para isso.

Veja também:

Belinda Sá Belinda Sá

Tem como paixão principal a escrita criativa e, no seu percurso, são vários os projetos internacionais e interculturais que a inspiram a escrever cada vez mais. É licenciada em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, pela Universidade do Porto, e tem experiência profissional em Marketing e Comunicação.