Trabalhar de calções: regras impostas pelas empresas

Trabalha numa empresa onde não há farda nem "dress code"? Saiba se pode ir trabalhar de calções e manter uma imagem profissional.

Trabalhar de calções: regras impostas pelas empresas
Posso ou não posso ir trabalhar de calções?

Chegou o verão e com ele a vontade de usar roupas mais frescas. Apetece-lhe ir trabalhar de calções, mas tem dúvidas se será ou não adequado. Pois bem, damos-lhe algumas pistas!

Posso ou não posso ir trabalhar de calções?

A regra de ouro na escolha da roupa a usar no local de trabalho é adequar-se, sempre, ao código de vestimenta da sua empresa. Este código pode não estar definido ou expresso em parte alguma e ser apenas determinado subtilmente pela forma como a cultura organizacional se reflete nas escolhas de vestimenta dos colaboradores.

A primeira dica que lhe damos para saber se pode ir trabalhar de calções é: olhe à sua volta! Mais alguém usa calções na sua empresa? Que cargo desempenha? Usa calções independentemente da ocasião ou seleciona outro tipo de vestuário quando há uma reunião mais importante? Observe a forma de vestir dos seus colegas e dirigentes e só depois marque a sua posição.

Empresas com dress code formal

Se trabalha numa empresa com dress code, como por exemplo nas instituições bancárias, onde por norma todos os funcionários e dirigentes têm de usar fato e gravata, arriscar-se a levar um par de calções naquele dia de verão em que o calor torna o ar irrespirável, poderá trazer-lhe dissabores, mesmo que tenha conseguido uma combinação perfeita com “aquela” camisa, que até lhe dá um ar muito formal.

Se a empresa lhe impõe farda de trabalho, o melhor é não arriscar, porque poderá ter que voltar a casa para trocar de roupa. Normalmente, as empresas não permitem exceções para não abrir precedentes. Ou então, pelo sim pelo não, leve também um par de calças consigo, caso a coisa corra mesmo mal e se veja impedido de prosseguir o seu dia de trabalho de pernas à mostra.

dress code trabalho

Empresas com dress code informal

Se trabalha numa empresa do setor das tecnologias ou indústrias criativas, em que se cultiva uma relação forte de proximidade com os colegas e entidade patronal e onde a estrutura hierárquica não é marcada, então poderá ter luz verde para se vestir como quiser.

Mas mesmo nestes contextos é recomendável algum bom senso: se vai trabalhar de calções, não os combine com uns chinelos de praia ou com uma t-shirt de padrão berrante. Lembre-se que por muito informal que seja o ambiente na sua empresa, poderá ter que reunir de forma imprevista com um fornecedor ou cliente externo, que pode ter exigências diferentes no que toca à imagem. Não comprometa a imagem da empresa.

Contornar a informalidade

Quer queiramos quer não, usar calções transmite informalidade. Por isso, para poder ir trabalhar de calções sem correr riscos, escolha uma peça de corte mais tradicional, de cor sóbria e em tecidos de qualidade.

Combine com a restante roupa que veste, por exemplo, um bom calçado e uma boa camisa. Se aligeirou o seu look com uns calções, não se esqueça de aprimorar no resto: faça a barba e use o cabelo bem penteado.

A importância da aparência no local de trabalho

A aparência conta e muito. Para o bem e para o mal, o mercado de trabalho não exige apenas que sejamos bons profissionais: exige que o pareçamos. Por muito que a questão da aparência e da imagem pessoal lhe possa parecer uma questão secundária, não caia no erro de a subestimar.

A roupa tem um enorme impacto sobre a forma como nos sentimos, sobre os nossos níveis de confiança e a forma como interagimos com os outros. Seja inteligente na hora de escolher a roupa de trabalho e verá que, mesmo se for trabalhar de calções, terá um dia fantástico!

Veja também: