AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Dicas para trabalhar de dia e estudar à noite com sucesso

Trabalhar durante o dia inteiro e estudar à noite não é tarefa fácil, mas não é impossível. Conheça algumas dicas que o podem ajudar.

4 Dicas para trabalhar de dia e estudar à noite com sucesso
São muitas as pessoas que conciliam o trabalho com os estudos.

Trabalhar de dia e estudar à noite. Um cenário bem conhecido de muitas pessoas. A tarefa não é fácil, mas por vezes é a única opção. Mais novos ou mais velhos, são muitos aqueles que decidem conciliar o trabalho com os estudos.
 

Dicas úteis para trabalhar de dia e estudar à noite sem problemas

Seja para concluir o ensino obrigatório, para frequentar o ensino superior ou concluir uma licenciatura, mestrado, MBA ou  pós-graduação o que não falta são pessoas que fazem o esforço (muito grande) de trabalhar de dia e estudar à noite. Para ser bem-sucedido nesta missão, a organização é a chave. Por isso, se faz parte deste grupo (de pessoas que estudam de dia e trabalham de noite), conheça as nossas dicas que certamente o vão ajudar a gerir o seu tempo e a conciliar estudos e trabalho sem problemas.

 

1. Defina prioridades

Ter as suas prioridades bem definidas é o primeiro passo para garantir que consegue conciliar com sucesso (e em simultâneo) o trabalho e os estudos. Veja qual das tarefas que tem em mãos é mais urgente. Organize os seus prazos no trabalho, as datas de trabalhos académicos ou exames, etc. Ao ter tudo calendarizado e organizado vai ser mais fácil dividir as suas atenções.

 

2. Crie uma rotina

Ou seja, defina horários de estudo e trabalho. E mais importante: siga essa rotina. Se o fizer vai ser mais fácil dar resposta a todas as obrigações que tem para cumprir, seja no trabalho ou no estudo. Se já criou o hábito de definir as prioridades (mencionado no ponto anterior), não será difícil seguir esta regra. Ao seguir uma rotina vai criando hábitos e assim tem menos probabilidades de adiar as tarefas que tem pendentes.

 

3. Divida as leituras

Quem estuda tem imensas coisas para ler. Mas não pense que para conseguir ter toda a bibliografia “em dia” se deve sentar e ler tudo de uma “assentada”. Organize os materiais que tem que ler e divida-os de forma a conseguir ler e entregar os trabalhos nas datas definidas. Mas não tente ler tudo de uma vez só. Isso só vai contribuir para aumentar os seus níveis de stress caso não consiga dar resposta a todas as tarefas que tem em mãos.

 

4. Crie grupos de estudos

Para quem tem que dividir o tempo entre estudos e trabalho, os grupos de estudo podem ser uma boa aposta, já que além de ser uma boa forma de ter alguém para debater temas ou trocar informações, rever materiais de estudo, esclarecer dúvidas e – acima de tudo – manter-se motivado e motivar em simultâneo.  

 

A derradeira dica: descanse

Isso sim pode parecer tarefa impossível, mas é importante que não descure o descanso. Lembre-se que vai estar sob pressão e num ritmo “acelerado” por isso, é importante que recarregue baterias e tente dormir 7 a 8 horas por noite. Assim garante que tem energia suficiente para aguentar o dia de trabalho e estudo que tem pela frente.
Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: