10 dicas para trabalhar mais e melhor em casa

Se o seu sonho de usar a sua casa como lar e local de trabalho se concretizou, este artigo é para si - saiba como trabalhar mais e melhor em casa!

10 dicas para trabalhar mais e melhor em casa
Conheça ainda as vantagens

Acordar às horas que lhe apetecer? Não ter que aturar o patrão? Poder adotar um estilo mais casual? Poder tomar o pequeno almoço enquanto realiza o seu trabalho?

As vantagens do trabalho a partir de casa parecem ser infinitas: poupança de dinheiro em transportes e alimentação, total flexibilidade de horário de trabalho, trabalhar no conforto da sua própria casa, e muito mais.

Regras para ser bem sucedido a trabalhar em casa

No entanto, para conseguir ser bem sucedido no trabalho a partir de casa, é importante que estabeleça claramente as fronteiras entre aquilo que é a vida profissional e as suas tarefas domésticas, caso contrário, a dificuldade em organizar-se far-se-á notar!

Desvantagens do trabalho a partir de casa

Como em tudo na vida, o trabalho a partir de casa também poderá trazer inconvenientes. Desde logo, ao usarmos a nossa zona de conforto como área de trabalho estamos a abrir portas a que toda a nossa vida pessoal interfira, de várias as formas, na atividade profissional.

As distrações são constantes, pelo que uma das competências-chave a desenvolver é a auto disciplina! Esta é a característica mais importante para conseguir concentrar-se totalmente no trabalho e deixar para depois as vicissitudes domésticas.

Distrações que surgem quando se trabalha em casa

Se tem crianças a seu cargo, é bom ensinar-lhes desde cedo a respeitar o seu espaço de trabalho. Se tem animais, estes também irão solicitar a sua atenção. Se não tem, a verdade é que qualquer coisa lhe parecerá uma boa desculpa para interromper o trabalho: o sol que insiste em brilhar lá fora e o leva a ponderar dar um passeio pelo parque, ou então a cozinha que chama por si ao precisar de ser urgentemente arrumada.

10 dicas para ser bem sucedido a trabalhar em casa

1. O espaço

Escolha uma zona exclusivamente para trabalhar. Ao separar o espaço de trabalho do espaço de lazer estará a diminuir a probabilidade de ver as tarefas domésticas e as distrações tomarem conta de si e do seu tempo de trabalho. Mantenha-se longe do sofá ou da cama! Crie na sua casa um espaço próprio para trabalhar – só.

2. Agenda

agenda

Organize o seu tempo de trabalho. Tente organizar o dia de trabalho de forma consistente, tal como se estivesse num escritório. Estabeleça um horário, e tente cumpri-lo. Pense em como a possibilidade de poder construir o seu próprio horário é um luxo a que muitos não têm direito. O mínimo que terá que fazer é cumprir!

3. Pessoas

Mantenha um contacto frequente com as pessoas com quem trabalha. Comunique regularmente com o seu patrão, clientes, fornecedores, ou com os seus colegas, por telefone ou por e-mail. Ao fazê-lo está a mostrar-se e a sentir-se disponível e acessível durante o dia de trabalho.

4. Pausas

pausa

Faça pausas! Seja para almoçar, lanchar, ou apenas para relaxar, é importante que tire alguns minutos para recarregar baterias e refrescar a mente. É importante que sejam pausas curtas.

5. Saia do Facebook

Resista a fazer login no facebook, a consultar emails e mensagens pessoais durante o trabalho. Faça-o durante as pausas.

6. Saia de casa

Saia de casa pelo menos uma vez por dia. Faça um pequeno passeio pelas redondezas, passeie o cão ou tome uma café.

7. Vista-se!

Mantenha uma postura profissional. Mesmo quando trabalha em casa, evite o desmazelo. Arranje-se, tome banho e vista-se de forma a sentir-se bem.

8. Tecnologia

tecnologia

Tire o máximo partido das tecnologias. Use todas as ferramentas disponíveis para uma melhor produtividade, desde ter um computador em bom funcionamento, um gestor de tarefas online, uma impressora, uma agenda, entre outras ferramentas à disposição.

9. Recompensa

Recompense-se a si mesmo. Por exemplo “ se eu hoje conseguir terminar este texto até às 16h, vou poder ir à praia passear”

10. Família

Envolva a sua família e pessoas mais próximas nas suas rotinas de trabalho. Informe-os dos seus horários e tarefas, da sua disponibilidade para poder estar com eles ou quando precisa de não ser incomodado.

Agora, é só começar. Bom trabalho!

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