Trabalhar por conta própria: dicas úteis

Conheça algumas dicas que o vão ajudar a ser bem-sucedido quando começar a trabalhar por conta própria. 

Trabalhar por conta própria: dicas úteis
Ser dono do seu próprio negócio é a ambição de muitos profissionais.

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancers

Trabalhar por conta própria é para muitos mais que uma ambição, é um objetivo de carreira. Mas antes de se aventurar num negócio próprio convém que esteja ciente das implicações dessa decisão. Determinação e empenho são fundamentais, mas não bastam. Conheça algumas dicas para garantir o sucesso do seu projeto.
 

Trabalhar por conta própria: cuidados a ter

Tomar a decisão de trabalhar por conta própria é, de facto, o primeiro passo, mas criar o seu negócio tem muito que se lhe diga.
 
Até chegar ao negócio propriamente dito há vários passos a dar, como o desenvolvimento da ideia, estudos de mercado, planos de marketing ou a criação do plano de negócios, por exemplo. E para garantir que tudo corre pelo melhor informe-se sobre todas as formalidades burocráticas necessárias.
 

Dicas para ser bem-sucedido

Não espere uma vida facilitada. Há muito trabalho pela frente, mas saiba que o seu sucesso faz-se de mais do que passos pré-definidos para criar um negócio. Veja algumas dicas úteis.
 

1. Faça uma boa gestão de tempo

O tempo vai ser – provavelmente – o seu pior “inimigo”, mas apenas se não o souber gerir. O seu sucesso depende em muito da gestão que faz do seu tempo, portanto se decidir trabalhar por sua conta assegure-se que encontra um ponto de equilíbrio entre a sua vida de trabalho e a sua vida pessoal.
 

2. Não desperdice a sua energia

É certo que estando a trabalhar por conta própria vai sentir-se mais motivado que as pessoas à sua volta e vai querer dedicar 200% do seu tempo ao seu negócio. Mas dedicar-se única e exclusivamente ao trabalho só vai acabar por prejudicar a sua produtividade e pensamento crítico. Pense no ponto anterior e use a sua energia para as duas vertentes da sua vida. Ter algum tempo de lazer também pode ser positivo para o seu negócio. 
 

3. Escolha um bom local de trabalho

Mas atenção, por bom não falamos no conforto ou sofisticação do espaço onde vai trabalhar. Quando falamos em escolher um bom local de trabalho referimo-nos a questões como a localização do espaço, por exemplo. Quando estiver a analisar as possibilidades tenha em consideração a proximidade com o público-alvo do seu negócio ou mesmo da sua residência (para evitar deslocações longas e dispendiosas). E claro assegure-se que o local tem bons acessos e estacionamento disponível. Vai ver que lhe vai ser útil quando os clientes ou investidores se deslocarem às suas instalações.
 

4. Não tenha medo de delegar tarefas ou responsabilidades

Este é o segredo para uma boa organização interna. Sim, o negócio é seu e foi você quem decidiu trabalhar por conta própria, mas um negócio de sucesso não se faz de uma pessoa só e certamente vai rodear-se apenas dos melhores profissionais, como tal não há razão para “açambarcar” todas as tarefas ou responsabilidades. Saber delegar trabalho é uma das características que define um bom empreendedor.
 

5. Seja flexível

Não deixe que os seus planos e objetivos sejam restritivos. Lembre-se que os planos estão sempre sujeitos a alterações e assegure-se que está preparado para mudar os seus caso seja necessário. 
 

6. Seja paciente

Se decidiu trabalhar por conta própria obviamente espera ser bem-sucedido. Essa confiança é importante para o seu sucesso, mas cuidado, não deixe que a ansiedade tome conta de si. O sucesso é algo que se conquista com trabalho e por vezes demora algum tempo até “dar caras”.
 

Sucesso na mão

Trabalhar por conta própria vai exigir muito de si, mas se é algo que ambiciona não desista. A verdade é que a ideia é bastante aliciante. Se está decidido, encha-se de coragem e leva a sua ideia adiante.
 
Veja também: