Trabalhar sozinho: 5 dicas para manter a produtividade

Trabalhar sozinho pode ser uma vantagem, mas a desmotivação e as distrações estão sempre à espreita. Saiba como manter a produtividade!

Trabalhar sozinho: 5 dicas para manter a produtividade
Dicas para quem trabalha sozinho

O maior desafio para quem está a trabalhar sozinho, sem interação com chefes e colegas de trabalho, é conseguir concentrar-se na organização do tempo, definir a prioridade das atividades e os intervalos a fazer.

Se trabalhar sozinho pode refletir-se numa melhor qualidade de trabalho, a verdade é que esta situação também tem o seu lado mau. Solidão e oportunidades para procrastinar são uma porta aberta para o sentimento de culpa e a desmotivação. Siga as nossas dicas para que isso não aconteça!

Trabalhar sozinho: como manter o foco

1. Vista-se para trabalhar

Para quem está a trabalhar sozinho e em casa, manter o pijama pode ser tentador. Mas não o faça, não precisa de se arranjar como se fosse para um escritório. No entanto, mudar de roupa ajuda o cérebro a entrar em modo trabalho e a esquecer a vontade de voltar para a cama.

2. Crie o seu espaço de trabalho

Defina um espaço próprio para trabalhar, mesmo que seja pequeno. O ideal é que seja um local onde possa manter as suas coisas para trabalhar para não estar sempre a levar e a trazer o material de trabalho.

Se o seu local de trabalho é em casa, para o seu home office, invista numa cadeira confortável, aposte em boa iluminação e numa secretária com arrumação de modo a ajudar na organização. Tenha apenas o essencial em termos de tecnologia e eletrónica, ou seja, não leve para este espaço aparelhos que o possam distrair das tarefas a concretizar.

trabalhar sozinho em casa

3. Defina o seu horário

Faça o seu horário de acordo com a sua produtividade. Organize as suas atividades, crie uma rotina e mantenha essa mesma rotina. Neste horário, não se esqueça das pausas! Erros ortográficos ou dores no corpo são alguns dos sinais de cansaço e consequente perda de produtividade.

4. Mantenha-se online

Trabalhar sozinho não tem que ser sinónimo de solidão. Ligue-se a colegas e amigos que estejam na mesma situação! E não é preciso interromper o ritmo de trabalho, basta estar online e à distância de uma mensagem de chat.

musica para trabalhar

5. Ouça música ambiente

Ter música de fundo pode ajudar na criatividade e na concentração. Escolha o tipo de música que se adequa à sua produtividade e isole-se das distrações.

Veja também: