AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Trabalho como Freelancer: 8 dicas para ser bem-sucedido

Tanto para quem tem um trabalho fixo ou para quem está desempregado, encontrar um trabalho como freelancer pode ser a resposta para ter um rendimento extra no final do mês. Veja aqui algumas dicas para se iniciar como freelancer.

Trabalho como Freelancer: 8 dicas para ser bem-sucedido
Tudo o que precisa de saber para trabalhar como freelancer!

Independentemente da área, atualmente as ofertas são imensas e encontrar trabalho como freelancer pode estar à distância de um click!
 
Perante o panorama atual, trabalhar como freelancer pode ser uma boa solução para garantir um rendimento mensal (ou caso esteja empregado, um rendimento extra no final do mês).
 
Mas trabalhar como freelancer tem algo que se lhe diga. Já aqui falamos inclusivamente dos sites onde pode encontrar trabalho neste regime, mas a verdade é que não basta querer tornar-se freelancer. Para quem se inicia nestas andanças, é importante estar informado sobre esta modalidade de emprego.
 

As Vantagens

Esta modalidade de trabalho pode não ser a ideal para muitos, mas outros haverá que a consideram perfeita. Na realidade, são vários os profissionais que se sentem realizados a trabalhar como freelancers. Para estes, entre as vantagens que o trabalho como freelancer oferece está o facto de ter uma grande flexibilidade de horários ou poder inclusivamente decidir qual o seu local de trabalho.
 
A relação estabelecida, entre o freelancer e a empresa (ou pessoa) que contrata os serviços, pode ser equiparada a uma relação comercial, em que o freelancer é o prestador e o contratante é o cliente. Aqui, cabe ao freelancer estabelecer os contactos diretamente com os seus clientes e acompanhar a evolução do trabalho.
 

Dicas para se iniciar como freelancer

Atualmente são cada vez mais os profissionais (empregados e/ou desempregados) que veem nos trabalhos como freelancer uma boa alternativa, qualquer que seja o seu perfil ou área.
 
Aqui deixamos-lhe algumas para que se inicie com sucesso como freelancer.
 

1. Defina a sua área de trabalho

A crise económica veio, de certa forma, favorecer esta modalidade de emprego. São muitas as empresas que preferem contratar serviços a profissionais externos. Por isso esteja atento, registe-se numa (ou várias) plataforma(s) de trabalho como freelancer. Construa bons perfis e defina as suas competências profissionais para que possa ter acesso a várias ofertas na sua área profissional.
 

2. Deixe a sua marca no mercado

Freelancer ou não, este é um dos preceitos mais básicos do mercado de trabalho. Para ser bem-sucedido deve diferenciar-se dos restantes candidatos ou profissionais. Por isso, construa um nome no mercado, torne-se uma referência na sua área enquanto freelancer e vai ver que vão “chover” ofertas para si.
 

3. Seja organizado

Apesar de toda a flexibilidade que o trabalho como freelancer lhe possa conferir, é impotente que seja organizado nos seus trabalhos. Desengane-se se acha que ser freelancer é a liberdade total. Não é! Pode não ter que cumprir um horário das 9h às 18h, mas tem que cumprir prazos. E os prazos são fundamentais nesta modalidade. Lembre-se: a coordenação e o sucesso do seu trabalho depende apenas de si, por isso seja um bom líder!
 

4. Mantenha uma boa relação com os seus clientes

Se quer ver o seu trabalho como freelancer reconhecido é importante que mantenha uma boa relação com os seus clientes. A palavra-chave aqui: Confiança! Sem confiança nada feito. Deve ter sempre em consideração que está a trabalhar para e com os seus clientes. O “passa palavra” pode ser fundamental para que receba contactos de novos clientes. Um bom feedback de um cliente hoje pode ser o motivo de novos trabalhos amanhã.
 

5. Esteja disponível

Seja por telefone, Skype ou email, tente manter-se sempre contactável. Os trabalhos como freelancer desaparecem com a mesma rapidez com que aparecem. Garanta que está sempre pronto para agarrar as ofertas quando elas aparecem.
 

6. Horários?! Sim, alargados e flexíveis

Este é um dos pressupostos do trabalho como freelancer - a ausência de horários. Evite definir horários fixos ou períodos durante os quais está disponível para falar com atuais ou potenciais clientes. Obviamente pode determinar horários de forma a poder organizar o seu trabalho, mas não crie um horário laboral. Lembre-se do ponto anterior. É importante que esteja disponível. Se não estiver, outro freelancer estará. E quanto a si… bem, perdeu uma proposta de trabalho.
 

7. Mantenha-se atualizado

Pode ser freelancer, mas não deixa de ser um profissional. Por isso, mantenha-se atualizado. Leia artigos relacionados com a sua atividade profissional, esteja a par das últimas tendências, faça formações. O mercado de trabalho é competitivo. Para quem trabalha como freelancer pode ser ainda pior, já que está por sua conta e risco. Como tal, faça tudo o que está ao seu alcance para se diferenciar e ser bem-sucedido.


8.Crie um espaço de trabalho

Para ter sucesso como freelancer é determinante definir um espaço para trabalhar. Se optar por trabalhar em casa, tenha cuidado com as distracções. Crie um escritório ou delimite uma parte da sala como tal e defina regras. Não misture vida pessoal com profissional. Recorrer a um espaço de coworking é, por vezes, uma boa solução.

Mãos à obra!

Trabalhar como freelancer não são “favas contadas”. É necessária dedicação e trabalho. Mas mais que isso, é necessário que tenha mente aberta e esteja disposto a aceitar novos desafios.
 
Mas cuidado! Ao decidir tornar-se freelancer pense nos seus objetivos enquanto profissional e se tem ou não capacidade para dar resposta aos desafios a que se está a propor. Não se esqueça do que referimos antes: a confiança é fundamental para ser bem-sucedido como freelancer; e consegue-se não só pelos bons resultados, mas também pelo cumprimento dos compromissos assumidos.
  Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: