Publicidade:

Trabalho de grupo: essencial para trabalhar competências de equipa

O trabalho de grupo é uma ferramenta essencial em contexto escolar. Conheça os motivos pelos quais deve ser incentivado desde cedo.

Trabalho de grupo: essencial para trabalhar competências de equipa
Conheça dicas e vantagens do trabalho de grupo

O trabalho de grupo é uma forma de organização das tarefas em equipa que deve ser estimulada desde cedo, a começar no contexto escolar e académico. Na verdade, saber trabalhar em equipa, conhecendo as regras e retirando o melhor do que cada um, conduz a que se trabalhem competências que virão a ser essenciais, mais tarde, numa carreira profissional a construir. Desta forma, saiba como o trabalho de grupo, incentivado desde cedo, se tornará fundamental pela vida fora.

Quais as vantagens do trabalho de grupo?


trabalho de equipa

1. Mais ideias surgem para enriquecer o trabalho

No contexto do trabalho de grupo, há o chamado braistorming, que conduz a que mais ideias se juntem, contribuindo para um maior enriquecimento do projeto em trabalho. De facto, recolhendo o melhor de cada contribuição, chega-se a um produto final muito mais conseguido.

2. Estimula-se a entreajuda

Com o trabalho de grupo, aqueles que o compõem aprendem a trabalhar a entreajuda, apoiando-se mutuamente na resolução dos vários problemas e questões que surjam. A ideia de “um por todos e todos por um” é fundamental neste tipo de trabalho, em que todos se devem ajudar.

3. Ganha-se uma maior confiança entre todos

O facto de se trabalhar em equipa ajuda a promover uma maior confiança entre os membros do grupo, porque se vão conhecendo cada vez melhor, e passam a conhecer e a saber o que esperar de cada elemento. E, como sabemos, a confiança é fundamental para se alcançar bons resultados.

4. Há uma maior economia de tempo

Como as tarefas são distribuídas por todos, contando-se que cada um faz a sua parte, há uma poupança de tempo, pois juntando as tarefas de cada um, tudo decorrerá de forma mais rápida e eficiente, o que será positivo para todos os elementos da equipa.

Dicas para o trabalho de grupo funcionar bem


  • Saber ouvir os seus colegas
  • Esperar a vez de falar, não interrompendo permanentemente os outros
  • Aceitar a opinião dos outros
  • Realizar as tarefas de que é incumbido
  • Estar sempre pronto a ajudar os restantes membros do grupo
  • Contribuir com ideias enriquecedoras
  • Planear o trabalho de grupo com cuidado e atempadamente
  • Distribuir equitativamente as tarefas
  • Ser democrático, respeitando a maioria
  • Não complicar as tarefas do grupo
  • Ser sempre organizado

Estas são dicas e vantagens essenciais num trabalho de grupo. Na verdade, todos têm a ganhar com este tipo de trabalho, desde que as regras sejam sempre respeitadas e cada um cumpra com as suas funções.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.