AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Trabalho no Brasil para portugueses

Conheça as oportunidades de trabalho no Brasil para portugueses e outros passos a dar, se está a pensar emigrar.

Trabalho no Brasil para portugueses
O Brasil é muito mais que Samba, sol e Carnaval.

Falar de emigração já não é novidade. E por isso não será de estranhar que seja cada vez mais frequente surgirem ofertas de emprego destinadas a portugueses em países estrangeiros. Em terras de Vera Cruz não é diferente. Descubra o que necessita para encontrar trabalho no Brasil.
 

O mercado de trabalho brasileiro

Se pensa que por ser português tem a vida facilitada quando procurar trabalho no Brasil desengane-se. O mercado de trabalho brasileiro é altamente competitivo e não facilita a vida a ninguém. Muito menos a estrangeiros. E em território brasileiro é isso que vai ser: um estrangeiro.
 
De facto, o governo brasileiro “protege” a mão-de-obra nativa e, consequentemente, para um estrangeiro vingar tem que dar provas do seu valor profissional e das suas competências de forma a distinguir-se. Além disso, todas as empresas obedecem ao “Princípio de Proporcionalidade”, que determina que pelo menos dois terços dos funcionários de uma empresa devem ser brasileiros.
 
Mas as dificuldades não se ficam por aqui. Os diplomas académicos estrangeiros não são reconhecidos no Brasil, pelo que para exerce uma profissão – que exija grau académico – é necessária a obtenção de equivalência no Brasil.
 
Claro que há exceções e casos em que o processo de ingressão no mercado de trabalho brasileiro é simplificado. Uma das possibilidades é a transferência de local de trabalho por empresas estrangeiras. Por isso se trabalha numa multinacional com filial no Brasil, pode começar a estudar a possibilidade.
 

Onde encontrar trabalho?

Encontrar trabalho no Brasil para portugueses não é tão difícil como possa imaginar. Aliás uma breve pesquisa e verá que nós últimos tempos (mais concretamente nos últimos anos) são cada vez mais os portugueses a optar pelo país irmão como destino de eleição. Escolha facilmente justificada, não só pela língua comum, mas também pelo forte crescimento económico e a (elevada) procura de mão-de-obra qualificada registada. Encontre aqui o resumo dos melhores sites de emprego do Brasil.
 
Mas para que a sua aventura corra pelo melhor, o primeiro passo deve ser (obviamente) conhecer o mercado de trabalho – e as suas especificidades – e procurar emprego. A internet é uma boa ajuda. As ofertas de trabalho no Brasil são muitas e diversificadas. Conheça alguns dos sites onde pode iniciar a sua pesquisa: 
1. InfoJobs
2. Adecco
3. Indeed
4. Hays
5. BraJobs
6. Catho
7. Michael Page
8. Careerjet
9. Simply Hired
10. Central Empregos
11. O Diário
12. Classificados Brasil
13. Empregos do Brasil
14. Robert Walters
15. Vagas
16. Net-Empregos (o único site nacional desta listagem, mas onde vai encontrar vários ofertas de trabalho no Brasil para portugueses)
 

Dicas

Seja em Portugal ou no Brasil o sucesso da sua demanda depende da sua preparação. E se achava que bastava enviar o seu Curriculum Vitae (CV) não podia estar mais enganado. Como dissemos antes, o mercado de trabalho é extremamente competitivo e, como tal, até encontrar trabalho no Brasil tem muito trabalho pela frente.
 
Comece pelo mais simples. Faça a sua pesquisa, não só de ofertas, mas também de empresas. Analise o mercado e investigue as áreas com maior procura ou as empresas que registem maior crescimento.
 
Antes de viajar para o Brasil tente contactar algumas empresas e agendar entrevistas ou reuniões. O pior que lhe pode acontecer é dizerem que não. Mas atenção, não se limite ao Rio de Janeiro ou São Paulo. O Brasil é grande e ofertas não faltam em outras cidades.
 
Já agora, não deixe de analisar quais os modelos de CV mais utilizados no Brasil e trabalhe o seu para que chame a atenção dos seus potenciais empregadores.
 
E claro, veja todos os cuidados a ter antes de emigrar.
 

Como obter o Visto de trabalho

Obter um Visto será uma das suas maiores preocupações.
 
O Brasil disponibiliza vários tipos de Vistos para emigrantes. Mas para quem pretende encontrar trabalho no Brasil as atenções devem focar-se no Visto Temporário V, também chamado de Visto de Trabalho. Trata-se de um Visto com a duração (máxima) de dois anos e que pode ser renovado por igual período de tempo. Mas obter um Visto de Trabalho não é fácil. Para obter o Visto, é necessário que tenha à partida trabalho assegurado, para que possa ser solicitada uma autorização de trabalho. Esta, por sua vez deve ser feita junto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – mais concretamente na Coordenação-Geral de Imigração. Obtida a autorização, cabe ao Ministério das Relações Exteriores conceder ou negar a atribuição do Visto de Trabalho. Mas porque a informação nunca é demais, consulte a página do MTE para saber tudo sobre o processo de obtenção do Visto de Trabalho.
 
Mas há mais. Entre as possibilidades de Vistos disponibilizadas, esta também o Visto de Turismo. O Visto tem uma validade de 90 dias de permanência, podendo ser renovado por mais 90 dias. Mas neste caso, fica impossibilitado de trabalhar em território brasileiro, já que o Visto de Turismo apenas lhe confere autorização de entrada no país. No entanto, pode aproveitar e juntar às férias uma procura ativa de trabalho. Quem sabe se entre uma água de coco e uma visita turística não encontra o seu futuro emprego. 
 
E – muito importante – antes de partir (ou de tomar qualquer decisão) não deixe de consultar as entidades diplomáticas Brasileiras em Portugal para se informar devidamente sobre o processo de obtenção de Vistos. 
 

De malas aviadas!

Emigrar para terras de Vera Cruz é cada vez mais uma opção para muitos portugueses. Afinal, não é à toa que o país é considerado um dos melhores países para emigrar.
 
Se está decidido a encontrar trabalho no Brasil, não desista. O mercado pode não ser fácil, mas não é impossível. E se os outros conseguiram, porque não pode você conseguir também?
 
Veja também: